Vinícius Júnior e Prestianni foram protagonistas do momento mais negativo da noite de Champions na Luz
Vinícius Júnior e Prestianni foram protagonistas do momento mais negativo da noite de Champions na Luz - Foto: IMAGO

Ferdinand critica gesto «nojento» de Prestianni: «Tudo arruinado por um estúpido»

Antigo internacional inglês reagiu à polémica do Benfica-Real Madrid envolvendo alegados insultos racistas a Vinícius Júnior

Rio Ferdinand, antigo central do Manchester United, juntou-se ao coro de críticas a Prestianni, extremo do Benfica que foi acusado de insultar Vinícius Júnior na vitória do Real Madrid no Estádio da Luz (1-0), no primeiro jogo do play-off de acesso aos oitavos da UEFA Champions League.

Num vídeo partilhado no Facebook, o inglês começa com tom irónico, apontando depois o dedo a quem tenta justificar atitudes como estas com o comportamento de Vinícius: «A culpa é do Vinícius Jr. Ele não deveria festejar daquela forma. Foi ele quem trouxe isso para ele próprio. Nem acredito que ele festeja assim, não deveria fazer isso, é por isso que as pessoas falam dele. É por isso que recebe este tipo de tratamento, é por isso que as pessoas não gostam dele.»

«Vá lá… como é que ainda continuamos aqui sentados a falar de racismo quando se tenta justificar quando alguém diz algo racista? 'Porque a culpa é do Vini. Se o Vini não tivesse feito isso, o rapaz não diria aquilo'. Não aceito, não podemos aceitar isso. O futebol é chamado de jogo bonito porque é um jogo bonito, mas este tipo de lixo é um retrocesso grande. As autoridades têm de ser mais fortes nestas coisas», prosseguiu.

«Não percebo como estamos a tentar justificar o comportamento pobre de alguém, a sua ignorância, a sua estupidez. Apenas porque alguém marcou um golo incrível, um golo espetacular e festejou-o. Os festejos fazem parte do jogo. Se nos festejos vão começar a dizer que não podes fazer isto porque vais ver amarelo... Quantas vezes gostamos de ver alguém puxar a camisola e dizer 'Fui eu'. Sonharam com isso, em festejar para os adeptos», sublinhou, dando o exemplo de Roger Miller, antes de lamentar o facto de estarem a «tirar a parte boa do jogo».

«É inacreditável. É uma loucura. Como é que há jogadores a festejar e pessoas a pensar que não deveriam fazer aquilo. Não faz mal abusar, é um festejo. Onde estamos neste momento? Quando estes ratos, sim, ratos, dizem estas coisas racistas, esses sim devem ser chamados a atenção, devem ser castigados, não devem ter proteção. Porque estamos a protegê-los? Principalmente quando Mbappébdiz ‘Eu ouvi’. Porque tapou a boca? Normalmente tapa-se a boca quando há algo a esconder. Se vais dizer: ‘Vinícius, para de ser idiota’, não vais tapar a boca… É nojento, repugnante», considerou.

«Tens um grande jogador que fez um golo, que deixou o estádio chateado, sim, mas pessoas em todo ficaram wow, e foi tudo arruinado pelo comportamento de um indivíduo estúpido», concluiu.