Mark Clattenburg foi juiz na Premier League
Mark Clattenburg foi juiz na Premier League - Foto: IMAGO

Ex-árbitro inglês debaixo de fogo por criticar Vinícius Júnior

Mark Clattenburg está a ser alvo de forte contestação em Inglaterra por comentários sobre o incidente entre o brasileiro e Gianluca Prestianni

O incidente polémico entre Prestianni e Vinícius Júnior no Estádio da Luz tem gerado uma enorme onda de reações no mundo do futebol, com personalidades do desporto, tanto ativas como retiradas, a tomarem uma posição. Em Inglaterra, as atenções viraram-se para Mark Clattenburg, antigo árbitro internacional que pareceu tomar o partido do jogador do Benfica, com os seus comentários a serem interpretados como uma crítica ao extremo do Real Madrid.

Galeria de imagens 15 Fotos

Em causa estão declarações do ex-juiz da Premier League, que afirmou que, apesar de ter lidado com incidentes racistas semelhantes na sua carreira, o brasileiro poderia ter evitado uma maior escalada da tensão simplesmente regressando ao seu próprio meio-campo após marcar o golo. Esta sua posição deu origem a milhares de comentários negativos nas redes sociais.

«Muito foi dito entre os jogadores. Vinícius não está satisfeito com o que ouviu. O árbitro segue o protocolo para um comentário racista. A partir do momento em que Vinícius se aproxima dele, o árbitro deve aplicar o protocolo e as regras estabelecidas pela UEFA para tais casos», afirmou Clattenburg, agora comentador desportivo, no canal Prime Video Sport UK.

«Como árbitro, já enfrentei esta situação no passado. Tudo o que ele pode fazer é registar o incidente no seu relatório. Depois, a UEFA irá analisá-lo. É uma posição muito difícil para o árbitro. Não é culpa dele. Vinícius Júnior, sim, marcou um golo excelente, mas deveria ter regressado ao outro lado do campo e o jogo poderia ter continuado», referiu ainda o inglês, de 50 anos.