Furacão Erin atinge categoria 5, a mais elevada na escala de Saffir-Simpson
Furacão Erin atinge categoria 5, a mais elevada na escala de Saffir-Simpson - Foto: IMAGO

Fenómeno raro: furacão Erin atinge categoria 5 no Atlântico

Apenas uma pequena fração das tempestades tropicais no Atlântico atinge essa intensidade. Não deve atingir grandes massas de terra

O furacão Erin intensificou-se no sábado e atingiu a categoria 5, a mais elevada na escala de Saffir-Simpson.  

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), os ventos chegaram aos 257 km/h, enquanto o sistema avançava cerca de 170 km ao norte de Anguilla, nas Ilhas do Sotavento.  

Furacão Erin atinge categoria 5, a mais elevada na escala de Saffir-Simpson (IMAGO)

Trata-se de uma evolução significativa, uma vez que 24 horas antes o Erin encontrava-se na categoria mais baixa, tornando-se assim, segundo a CNN, num dos furacões a passar por um processo de intensificação mais rápido no Atlântico. Não é comum um furacão de categoria 5 formar-se tão cedo nesta época, fora do Golfo do México. 

As previsões apontam que o furacão Erin deverá passar a norte das Ilhas Leeward, das Ilhas Virgens e de Porto Rico até domingo. Depois deverá mover-se a leste das Ilhas Turks e Caicos e para o sudeste das Bahamas. As ondas provocadas vão afetar partes do norte das Ilhas Leeward, das Ilhas Virgens, de Porto Rico. Não é esperado que o furacão atinja grandes massas de terra. 

Sugestão de vídeo: