Diogo Costa deve renovar pelos dragões - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Diogo Costa deve renovar pelos dragões - Foto: Catarina Morais/Kapta+

FC Porto: o ponto de situação sobre a renovação de Diogo Costa

Proposta de renovação para prorrogar vínculo laboral até junho de 2030 e se tornar o jogador mais bem pago do plantel do FC Porto. Comunhão de interesses e oficialização pode surgir nas próximas semanas

Ultrapassado o microciclo superexigente de três jogos num curto espaço de sete dias, com particular enfoque no clássico com o Benfica, a SAD do FC Porto vira-se agora para as questões por resolver relativamente ao plantel principal. A semana passada exigiu total concentração dos jogadores nos compromissos do campeonato e da Liga Europa, mas há um dossiê que vai conhecer desenvolvimentos acentuados na sequência do hiato competitivo motivado pelas datas FIFA para as seleções.

As negociações tendo em vista a renovação de contrato de Diogo Costa vão intensificar-se assim que o guarda-redes regresse dos trabalhos da equipa das Quinas, ele que foi um dos eleitos do técnico nacional Roberto Martínez para os jogos com a República da Irlanda e Hungria, referentes à fase de qualificação para o Mundial de 2026, ambos a disputar no Estádio José Alvalade.

Refira-se que o dono da baliza azul e branca já tem em mãos, desde agosto, uma proposta de renovação de contrato com o FC Porto, que aguarda somente por uma resposta.

Boa vontade de ambas as partes

Fechada a porta de uma possível saída na janela de transferências, com o seu nome a ser uma vez mais associado a clubes da Premier League, Bundesliga, Arábia Saudita e Turquia, Diogo Costa mantém-se firme e comprometido no Dragão. Aliás, na antevisão do encontro com o Salzburgo, da Liga Europa, o número 99 garantiu mesmo, ao ser interpelado por A BOLA na conferência de Imprensa, que o objetivo era continuar ao serviço do clube do coração e que as negociações entre as partes estavam bem encaminhadas.

«Não escondo que disse isso e é a plena verdade. Seria o homem mais feliz do mundo. A renovação é algo que está a ser falado com as pessoas certas e com o treinador também. Todos sabem do meu amor pelo clube. Já lá vão 15 anos nesta casa. Está a ser tratado e falado», disse , na Áustria, antes do encontro com o Salzburgo, escancarando portas à prorrogação.

A BOLA sabe que o processo ficou em suspenso durante a passada semana, tendo em conta o que se jogava em termos desportivos, numa forma de dar total tranquilidade ao futebolista, mas o assunto voltará à mesa — e em força — após a pausa para partidas de seleções. Tudo se conjuga, assim, para que a renovação até 2030 possa ser oficializada nas próximas semanas, sendo que a cláusula de rescisão de 75 milhões de euros pode ser revista, pese embora tal não seja um óbice à assinatura dos papéis do novo contrato.

Salário revista em alta

Por força do seu peso no balneário e do estatuto que tem como titular no FC Porto e na Seleção Nacional, André Villas-Boas vê-se na obrigação de premiar essas categorias a nível monetário, pelo que a oferta passa também por se tornar o jogador mais bem pago do plantel. Há naturalmente algumas arestas que precisam de ser limadas, mas a SAD azul e branca acredita que se poderá chegar a bom porto nas próximas semanas e finalizar um dossiê que o presidente do FC Porto considera fulcral, de modo a que Diogo Costa esteja tranquilo no que resta da temporada desportiva.

Francesco Farioli também já veio a terreiro aplaudir a iniciativa do FC Porto em querer manter nas fileiras alguém que considera muito importante dentro e fora das quatro linhas. «O Diogo Costa sabe... É lógico que ter, na minha opinião, um dos três melhores guarda-redes do Mundo na tua equipa é um privilégio do ponto de vista técnico, assim como tê-lo no clube e no grupo. É exemplar, um exemplo em tudo o que faz. É realmente especial. Espero que o presidente faça uma boa negociação e o contrato seja realmente longo», afirmou o treinador.