Farioli pode quebrar malapata em Inglaterra, frente ao Nottingham - Foto: Catarina Morais/KAPTA+
Farioli pode quebrar malapata em Inglaterra, frente ao Nottingham - Foto: Catarina Morais/KAPTA+

FC Porto: Farioli tem à mercê enguiço que dura desde... Villas-Boas

Dragões não vencem três partidas consecutivas na Liga Europa há 14 anos, altura em que o treinador era o atual presidente. Salzburgo e Estrela Vermelha já tombaram, Nottingham surge como prova de fogo

A época tem corrido de feição ao FC Porto, que, ao cabo de 11 jogos realizados, soma 10 triunfos e somente um empate, na receção ao rival Benfica. Ainda assim, a cultura de vitória que se vai (re)instalando no universo azul e branco mascara uma versão menos autoritária da equipa de Francesco Farioli nas lides continentais: os dragões bateram Salzburgo e Estrela Vermelha, sim, mas os golos decisivos surgiram já em cima do apito final.

Na Áustria, foi William Gomes a desatar o nó, três minutos para lá dos 90'; contra o campeão sérvio, coube a Rodrigo Mora resolver, aos 89'. Certo é que, com maior ou menor dificuldade, a formação orientada por Farioli conta já seis pontos nas duas jornadas disputadas na Liga Europa e na mira está a possibilidade de quebrar um enguiço que dura há mais de... 14 anos.

Desde 2011 que o FC Porto não vence três jogos de forma consecutiva na segunda competição mais importante de clubes a nível europeu. Na altura, o treinador era o atual presidente, André Villas-Boas, e os dragões chegaram mesmo a triunfar em cinco partidas seguidas, numa caminhada que só terminou com a conquista do troféu, em Dublin. A partir daí, as participações portistas na Liga Europa foram pautadas por campanhas aquém das expectativas ou por muita irregularidade.

Entre 2010/11 e a presente temporada, os azuis e brancos marcaram presença em sete edições da competição — apenas duas desde a fase de grupos — e não têm conseguido estar à altura dos pergaminhos do clube. Em 2024/25, por exemplo, o FC Porto não conseguiu, sequer, vencer dois encontros consecutivos, acabando por tombar no play-off de acesso aos oitavos de final, diante da Roma.

Galeria de imagens 29 Fotos

Antes do pontapé de saída da atual caminhada europeia, Farioli alertou precisamente para esse registo pobre, lembrando que os dragões tinham vencido apenas por duas vezes como visitantes — ante Young Boys (2019/20) e Maccabi Telavive (2024/25) — desde o percurso triunfal até Dublin.

Entretanto, fruto dos dois triunfos já obtidos nesta fase regular, os indicadores são francamente positivos e abrem espaço à quebra da tal malapata, até porque o adversário de quinta-feira não atravessa uma boa fase. Bem pelo contrário: o Nottingham Forest não vence desde 24 de agosto (!), vai em quatro derrotas consecutivas e tem apenas um ponto na Liga Europa, fruto do empate com o Betis. Um contexto que, à primeira vista, favorece o FC Porto, mas importa não esquecer outro dado: os dragões nunca venceram em solo inglês...