Cristiano Ronaldo celebra 41 anos
Cristiano Ronaldo celebra 41 anos

O maior dos maiores faz 41 anos: parabéns, Cristiano Ronaldo!

Uma lenda do desporto mundial e nome ímpar de Portugal, com uma carreira marcada por recordes, títulos e uma longevidade rara, CR7 comemora hoje o 41.º aniversário

Cristiano Ronaldo celebra esta quinta-feira 41 anos, uma idade que, no seu caso, serve mais para reforçar a exceção do que para sublinhar o tempo que passa. Quatro décadas depois de ter nascido no Funchal, o capitão da Seleção Nacional continua a escrever capítulos numa carreira que o colocou não só entre os maiores futebolistas de sempre, mas também como a principal figura da história do desporto português.

Galeria de imagens 25 Fotos

O percurso de Ronaldo confunde-se com a história recente do futebol mundial. Formado no Sporting, cedo partiu para o Manchester United, onde conquistou a Europa e a primeiro Bola de Ouro. No Real Madrid, atingiu uma dimensão quase irrepetível, tornando-se o melhor marcador da história do clube, vencendo quatro Ligas dos Campeões e consolidando uma rivalidade lendária com Messi, que marcou uma era. Seguiram-se passagens por Juventus e um regresso a Old Trafford, sempre acompanhado por números extraordinários e uma capacidade única de se reinventar e continuar a ser decisivo.

Ao longo da carreira, Cristiano Ronaldo somou cinco Bolas de Ouro, 961 golos oficiais, recordes sucessivos e uma influência decisiva na Seleção Nacional, coroada com a conquista do Euro 2016 e de duas Ligas das Nações, tornando-se, pelo caminho, no jogador com mais golos (143) e mais jogos (226) na história do futebol de seleções. Capitão, líder e referência, subiu ao patamar de símbolo mundial, ultrapassando o futebol e o desporto, levando o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo.

Em 2023, mudou-se para o Al Nassr, na Arábia Saudita, numa fase final de carreira que continua a desafiar os limites habituais da longevidade no futebol de alto rendimento. Apesar dos muitos golos e do impacto mediático, o avançado português ainda procura o primeiro título oficial ao serviço do clube saudita, aliado ao tão célebre objetivo de atingir o 1000.º golo oficial: faltam apenas apenas 39!

No horizonte surge já o Mundial de 2026, que tudo indica poder ser o último grande palco internacional de Cristiano Ronaldo. A confirmar-se, será mais uma oportunidade para fechar com chave de ouro uma carreira absolutamente ímpar, marcada por talento, trabalho, ambição e uma longevidade que o colocou num patamar reservado a muito poucos, junto dos deuses do desporto.

Com a utilização na Seleção a ser alvo de cada vez maior debate, certo é que, aos 41 anos, Cristiano Ronaldo foi passado, é presente e, de certa forma, será o futuro do futebol português - para sempre imortalizado na anais da História.