Três golos de Samu contra o Celoricense - FOTO: Miguel Mendes/Kapta +
Três golos de Samu contra o Celoricense - FOTO: Miguel Mendes/Kapta +

FC Porto: as valências que Samu busca para aperfeiçoar a finalização

Avançado tem insistido nos treinos do Olival e da Seleção aspetos táticos e técnicos onde entende que pode evoluir. Golos ao Celoricense são um bom exemplo da evolução. Francesco Farioli e adjuntos fornecem-lhe ferramentas para ser tornar ainda mais letal...

Samu voltou a fazer estragos e desta vez a vítima foi o modesto Celoricense, que sentiu na pele a fúria espanhola do avançado do FC Porto, que, num curto espaço de 11 minutos, apontou um 'hat trick' que aniquilou por completo as hipóteses de o emblema do Campeonato de Portugal esboçar qualquer reação quando os dragões já venciam por 1-0, em Barcelos, graças a um tento do central Bednarek.

Francesco Farioli deu uma oportunidade a Deniz Gul para ser titular na Taça de Portugal, mas o avançado não soube tirar dessa benesse, ficando bastante amarrado entre os centrais contrários e com o coletivo a não tirar dividendos do jogo individual. Foi, portanto, com naturalidade que o técnico italiano lançou em campo o possante avançado espanhol, que num ápice introduziu a bola nas redes do Celoricense por três vezes. A primeira foi através de um remate forte, colocado, depois de um belo trabalho de rotação, quando o número 9 portista estava de costas para a baliza adversária. Um movimento típico de ponta de lança, num golo de bela execução técnica, que foi realçado no final da partida por Francesco Farioli.

«Foi bom, especialmente o primeiro golo. Foi uma situação que ele tem trabalhado muito para melhorar. Já tinha tido três ou quatro situações parecidas na Seleção e teve algum azar nesses lances. Ele queria marcar e entrou muito bem, boa», explicou aos jornalistas o técnico do emblema azul e branco, que destacou o excelente trabalho realizado pelos seus adjuntos para que Samu usufrua de novas valências dentro das quatro linhas, tirando o máximo partido do seu potencial físico, técnico e tático.

Galeria de imagens 29 Fotos

A BOLA sabe que Samu já na época passada insistiu, entre o clube e a seleção nacional espanhola, um trabalho específico, sendo que em 'La Roja' tem sido elogiado pelo selecionador pelo empenho que demonstra sempre nos treinos, pese embora não tenha o estatuto de titular.

Na realidade, não sendo um jogador com um passado na formação de um grande clube, Samu reconhece que não é um produto acabado enquaanto futebolista e, nessa conformidade, precisa de ter outras noções táticas e técnicas para aprimorar seu enorme talento e, nesse aspeto , que Francesco Farioli e seus adjuntos têm trabalhdo incessantemente com ele no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, o que deixa o internacional espanhol deveras satisfeito, pois compreende que os responsáveis portistas depositam a máxima confiança nas suas qualidades.

Inglaterra como grande palco

Depois do 'hat trick' apontado ao Celoricense na Taça de Portugal, Samu cimentou a sua posição na galeria dos notáveis espanhóis que vestiram no passado as cores do FC Porto. O ponta de lança, com 35 golos, tornou-se o maior artilheiro da história do FC Porto de nacionalidade espanhola, superando os compatriotas Toni Martínez (32), Marcano (31), Óliver Torres (12) e Tello (10).

Uma das metas traçadas por Samu para a temporada em curso é conquistar mais títulos ao serviço do FC Porto e superar a fasquia de 27 golos alcançados em 2024/2025, ele que leva já oito na conta pessoal esta época, num total de nove partidas oficiais. Segue-se o Nottingham Forest na Liga Europa, em Inglaterra. O seu nome tem sido associado sistematicamente a clubes da Premier League, daí que o jogo do City Ground seja um bom palco para brilhar...