Bednarek tem sido um esteio na defesa portista - Foto: Catarina Morais/KAPTA+
Bednarek tem sido um esteio na defesa portista - Foto: Catarina Morais/KAPTA+

Bednarek abre o livro sobre o FC Porto: «Quando a equipa está em dificuldades...»

Central polaco falou sobre a opção pelo clube azul e branco, que vê como «destino», e faz reflexão acerca do papel mais experiente que tem no balneário

Jan Bednarek assinou pelo FC Porto no último verão e não demorou a afirmar-se como indiscutível nas escolhas de Francesco Farioli. O defesa polaco é, aliás, o único elemento do plantel que foi titular em todos os jogos já disputados pelos dragões em 2025/26 e, em entrevista à magazine da UEFA, abriu o livro sobre a experiência de azul e branco.

«Acho que estava destinado a vir para o FC Porto. Estou muito feliz por estar aqui. Todos os futebolistas dizem que estar no campo é muito mais fácil, porque só temos de tentar praticar um bom futebol, mas nós queremos trazer o FC Porto de volta para o lugar a que pertence, que é precisamente no topo», afirmou o central de 29 anos, na antecâmara do duelo com o Nottingham Forest, referente à 3.ª jornada da fase de liga da UEFA Europa League.

Bednarek chegou ao Dragão após quase uma década em Inglaterra. Como tal, acrescenta elevado capital de experiência a um plantel jovem e reflete sobre esse papel.

«Quando a equipa está com dificuldades e precisa de mais controlo, sinto-me capaz de descontrair e de avaliar o que está a acontecer à minha volta para poder ajudar os jogadores mais jovens. Temos uma equipa muito jovem e acredito que os mais novos precisam de ter alguém no balneário que possam encarar como uma referência e que os guie, anime e apoie nas situações mais complicadas. Tento contribuir para a mentalidade da equipa dentro do campo», detalhou Bednarek, que olha para as noites de Liga Europa como «um grande desafio». «Também têm sido muito entusiasmantes. Às vezes, penso como será daqui para a frente e o futuro parece-me muito bom. É espetacular ter a oportunidade de competir nas noites europeias aos 29 anos», acrescentou.

O defesa-central falou, ainda, sobre o processo de aprendizagem da língua portuguesa, vincando que já sabe de cor uma das palavras mais importantes. «Quero aprender a falar português por respeito aos meus companheiros de equipa e estou determinado a fazê-lo pelas pessoas e pelo clube. Já conheço uma palavra muito importante, que é 'ganhar'. Não tenho medo de cometer erros e essa parte até é importante quando aprendes uma língua nova. Mesmo que às vezes possa dizer alguma palavra mal, a verdade é que estou a tentar quebrar esta barreira linguística dentro da equipa», rematou Bednarek.