Primeiros jogos de curling estiveram interrompidos alguns minutos       Fotografia Imago
Primeiros jogos de curling estiveram interrompidos alguns minutos Fotografia Imago

Jogos de inverno começaram com corte de luz

A cerimónia de abertura só acontece na noite de sexta-feira, mas para alguns, os Jogos Olímpicos de Inverno Cortina-Milão 2026 já começaram. Os primeiros jogos tiveram lugar esta quarta-feira e isso deu logo à organização que pensar. Após apenas alguns minutos, algo correu mal.

Nem todos estarão em casa, em frente à televisão, para o primeiro evento desportivo, que foi a prova de pares mistos de curling que abriu as competições olímpicas. A Grã-Bretanha defrontou a Noruega, e a Suécia a Coreia do Sul, mas as quatro equipas tiveram de interromper os jogos rapidamente. Os atletas não tiveram culpa.

Após apenas alguns minutos, o jogo foi interrompido. «Penso que há um pequeno corte de energia», observou o comentador da Eurosport e HBO Max. «Está a ficar um pouco escuro no pavilhão. Uma pausa técnica para as equipas». Nas imagens, é claramente visível que o pavilhão de curling, que antes estava bem iluminado, de repente ficou bastante escuro. «Um ambiente acolhedor, mas menos ideal para ver onde se atira, claro.»

Felizmente, a interrupção não durou muito. Rapidamente, os placares voltaram a funcionar e, após alguma incerteza, as grandes luzes também se acenderam. Assim, os jogadores de curling puderam retomar os jogos só com alguns minutos de atraso. Isso foi celebrado com alguns aplausos e vivas, pois até os olímpicos acharam piada. «Um começo peculiar para os Jogos Olímpicos.»

Para muitos olímpicos, os Jogos ainda não começaram verdadeiramente. A cerimónia de abertura terá lugar na noite de sexta-feira e, a partir desse momento, haverá realmente muita competição. No entanto, em certas modalidades, não é possível encaixar todos os duelos entre 7 e 22 de fevereiro. Por isso, muitos jogadores de curling e hóquei no gelo entram em ação antes da cerimónia de abertura.

Queda grave em treino leva esquiador norueguês de helicóptero para o hospital

O norueguês Fredrik Möller caiu durante o primeiro treino oficial desta quarta-feira para o downhill olímpico em Bormio e teve de ser transportado da pista de helicóptero. O esquiador, de 25 ano,s perdeu o equilíbrio numa curva e, após a queda, conseguiu levantar-se, mas apresentava problemas visíveis no braço.

Möller conquistou a sua única vitória na Taça do Mundo precisamente em Bormio, em dezembro de 2024, no super-G. Nesta temporada, já tinha sofrido uma queda aparatosa em dezembro, em Val Gardena, onde fraturou ligeiramente as costas e partiu dois dentes.

O americano Ryan Cochran-Siegle venceu o primeiro treino, com 16 centésimos de segundo de vantagem sobre o italiano Giovanni Franzoni. Com um atraso de quatro décimos, o suíço Marco Odermatt, líder da Taça do Mundo, registou o terceiro tempo mais rápido. A prova de downhill masculino arranca sábado.