«Farioli é um treinador curioso, que gosta de aprender; deste lado, igual»
O duelo deste sábado, entre FC Porto e Casa Pia, colocará frente a frente os dois treinadores mais jovens da Liga: João Pereira, de 33 anos, liderará os gansos numa deslocação na qual defrontarão os dragões conduzidos por Francesco Farioli, de 36 e que é mais novo que Luís Pinto, do Vitória de Guimarães, por… nove dias.
Na antevisão à partida, o técnico dos gansos sorriu, mas salientando que juventude não significa inexperiência. «Acaba por ser na teoria, pois se não concretizamos na prática, posso ter a idade que tenho, Farioli ter a idade que tem mas, eventualmente, até mesmo a nível pessoal, já termos tido um conjunto de vivências e experiências que nos fizeram amadurecer mais cedo e fazem de nós, eventualmente, o que queremos ser, que é ser líder, para sermos bons treinadores de futebol», atestou.
«Nessa sequência, aparentemente, dentro daquilo que leio e conheço e já o conhecendo de outros campeonatos, [Farioli] é um treinador curioso, que gosta de aprender e, deste lado, igual, como a nossa equipa técnica que trabalha no Casa Pia», transmitiu, encontrando pontos em comum entre ambos na antecâmara de um desafio perante um «FC Porto de 100 milhões».
Questionado sobre uma provável mudança na dupla de médios em função dos problemas físicos que afetam Yassin Oukili, que se encontra em dúvida para a partida, João Pereira aproveitou o tema como mais uma prova de como a juventude faz parte do ADN do seu Casa Pia.
«Mudanças? Amanhã verão, mas posso salientar que no nosso meio-campo, se fizerem essa análise, fazem-na seguramente, estamos a falar de um setor com um menino de 18 anos [Renato Nhaga] e jogadores de 23 anos», recordou.
«Só o Seba Pérez tem a idade do treinador, tem 33, ainda há dois dias discutíamos quem era mais velho e ele até é mais novo que o treinador… este é um meio-campo muito jovem e tem o Seba a ditar essa experiência, o Oukili e o Brito têm 23, o Iyad é também jovem... todos eles têm uma fome e ambição muito grandes, têm também o aval do treinador, são jogadores de que o treinador gosta bastante e são felizes no Casa Pia, são ativos do clube», analisou, enaltecendo a qualidade de todos.
Sugestão de vídeo: