Comunidade famalicense convocada para apresentar o novo equipamento - Foto: Famalicão
Comunidade famalicense convocada para apresentar o novo equipamento - Foto: FC Famalicão

Famalicão: nova 'contratação' em estreia frente ao V. Guimarães

Emblema de Vila Nova apresentou o terceiro equipamento, que foi integralmente concebido por empresas do concelho. Nova camisola irá a jogo no dérbi minhoto de domingo. Miguel Ribeiro orgulhoso de mais uma prova de união dada pela comunidade. Presidente da SAD fala do presente e do futuro, por entre jogadores e a construção do novo estádio. Autarca local feliz

Não estará na ficha, mas irá a jogo. Falamos do novo equipamento do Famalicão, que foi esta sexta-feira apresentado e que será estreado no dérbi de domingo (15h30), diante do Vitória de Guimarães.

Trata-se de um equipamento (camisola, calcões e meias) «com uma forte marca identitária do concelho, que se caracteriza pela força do trabalho da população, pela paixão que as pessoas nutrem pelo clube da cidade e pela pujança da indústria têxtil». Esta explicação dada pelo emblema de Vila Nova justifica-se pelo facto de este projeto ter sido desenvolvido exclusivamente no concelho, nomeadamente por nove empresas locais. «Num setor que gera mais de 10 mil postos de trabalho em cerca de 850 empresas no concelho – com um volume de negócios de aproximadamente 817 milhões de euros – a estratégia passou por criar uma equipa forte, com jogadores de inegável valor e o resultado final foi uma vitória por larga margem», acrescenta o clube.

Os azuis e brancos do Minho falam de um equipamento do qual «muito se orgulham» e com o qual desejam representar «todos aqueles que fazem de Famalicão um concelho reconhecidamente forte, moderno e constantemente com os olhos postos no futuro». «Tecemos história, vestimos orgulho», rejubila o emblema de Vila Nova.

Miguel Ribeiro orgulhoso e confiante

Na cerimónia de apresentação do novo equipamento, que decorreu na manhã desta sexta-feira, na Câmara Municipal de Famalicão, esteve presente, naturalmente, Miguel Ribeiro, presidente da SAD do clube famalicense.

Na ocasião, o líder máximo da sociedade desportiva dos azuis e brancos exultou a forma como este projeto foi desenvolvido e como envolveu toda a comunidade.

«Famalicão e o Famalicão sempre caminharam juntos e esta camisola é mais um reflexo disso. Tem um significado grande, o significado de Famalicão. Isto é aquilo que entendemos ser um clube, que é muito mais do que uma equipa que joga. Todo o sentido faz que estejamos sempre presentes com a comunidade, com as pessoas e com os empresários. É uma camisola Famalicão! A SAD do Famalicão é a forma que encontrámos de gerir uma atividade empresarial que é o futebol. O que não significa que não tenhamos uma parte emocional importantíssima. E para nós é muito importante que estas duas partes estejam sempre alinhados. Cuidamos de quem cuida de nós e nos famalicenses sentimos sempre este apoio inexcedível. O Famalicão é um clube que há 15 anos estava nos regionais e que há 7 anos veio para a primeira divisão. Aqui está e vai continuar a crescer e a ter mais. Tal como disse o presidente da Câmara, em breve também terá um estádio novo, melhores jogadores, e continuará sempre assente numa filosofia assente em Zabiris, Gustavos , Mathias de Amorim… Assim como continuará a lutar todas as semanas para ganhar jogos e para chegar às competições europeias. Todos os que olhem para o Famalicão podem ter a certeza que é um clube que representa o orgulha todos nós. Esta camisola diz que o Famalicão somos nós todos, os famalicenses», assumiu.

No plano desportivo, Miguel Ribeiro falou também das pérolas que o Famalicão tem nos seus quadros e deu garantias de continuidade do projeto: «O Zabiri é apenas mais um do nível que o Famalicão tem tido. Tal como o Ugarte, o Pedro Gonçalves, o Luiz Júnior… O Famalicão tem um plantel recheado de muita qualidade. O Zabiri, até por ter sido campeão do Mundo de sub-20, é o jogador que está nas primeiras páginas, mas o Famalicão tem outros. E isso dá-nos uma confiança tremenda, quer na parte desportiva, quer no futuro enquanto SAD.»

Autarca feliz e com um estádio novo na mira

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, também falou aos jornalistas durante a apresentação no novo equipamento do clube mais representativo do concelho. O autarca não escondeu a sua felicidade pelo envolvimento da atividade desportiva com a área têxtil da região.

«É uma iniciativa que pode parecer singela, mas que é plena de significados. Desde logo, mostra bem a robustez da nossa comunidade, a harmonia que existe em Vila Nova de Famalicão sempre que existe um desafio. Quero notar essa robustez que temos de enfrentarmos os desafios que surjam, sejam eles mais pequenos ou maiores. Depois, obviamente, quero enaltecer a SAD do Futebol Clube de Famalicão, na pessoa do seu presidente, Miguel Ribeiro, que lançaram este desafio a Vila Nova de Famalicão e a um conjunto de empresas do setor têxtil. O resultado é um belíssimo equipamento que não é desenvolvido por nenhuma multinacional como normalmente os clubes da Liga fazem. Quero felicitar o Futebol Clube de Famalicão por esta ideia empreendedora que teve uma resposta de excelência. Acho que estamos todos de parabéns», salientou.

O edil famalicense também foi instado a pronunciar-se sobre a construção do novo estádio e também nesta matéria sublinhou toda a sua positividade: «Temos sempre de aguardar pelo final de qualquer concurso público. Assim estamos, de forma expectante, para sabermos se há candidatos para que possamos desenvolver aquilo que todos queremos, que é um novo estádio municipal em Vila Nova de Famalicão