Mário Ferreira pegou no comando dos justiceiros há cinco jogos e ainda não perdeu - Foto: Hugo Delgado/Lusa
Mário Ferreira pegou no comando dos justiceiros há cinco jogos e ainda não perdeu - Foto: Hugo Delgado/Lusa

Fafe: o tomba-gigantes que estava no fundo da tabela há um mês

Chegada de Mário Ferreira deu nova vida aos justiceiros, que ainda não perderam com o técnico de apenas 30 anos e já deixaram pelo caminho o Moreirense na Taça de Portugal. Solidez defensiva e grande atitude competitiva na base da revolução

Uma mudança de treinador tem, muitas vezes, efeitos imediatos que superam todas as expectativas. O que tem acontecido nas últimas semanas no Fafe, tomba-gigantes na 3.ª ronda da Taça de Portugal, ao eliminar (1-0) o Moreirense, é a prova disso.

Galeria de imagens 11 Fotos

Mergulhados numa crise de resultados, com apenas dois pontos somados nas primeiras quatro jornadas da Série A da Liga 3, no fundo da tabela e ainda sem qualquer triunfo na temporada, os justiceiros decidiram que era tempo de mudança no banco. Joel Sampaio, que estava no cargo desde abril, depois de abandonar os sub-23 do SC Braga, não resistiu às más prestações e a aposta fafense recaiu sobre o jovem Mário Ferreira.

O treinador, de apenas 30 anos, começou a temporada como adjunto no Estrela da Amadora, depois de ter passado pela equipa B dos tricolores, pelo Salgueiros e ainda pelas camadas jovens de Coimbrões, Pasteleira e Leixões, além de já ter sido preparador no... Fafe.

O regresso aos justiceiros, oito anos depois, foi oficializado no passado dia 17 de setembro. Volvido pouco mais de um mês, tudo mudou no clube.

Nos cinco jogos realizados desde então, após a copiosa derrota (1-5) sofrida com o Trofense que levou à saída de Joel Sampaio, o conjunto fafense ainda não perdeu: regista quatro vitórias e um empate.

Na estreia no banco, Mário Ferreira guiou a equipa a um triunfo magro (1-0) em casa do Oriental, em duelo da 2.ª eliminatória da prova rainha. Seguiu-se um empate (1-1) no terreno difícil do Varzim e depois vieram três vitórias consecutivas.

A jogar em casa, o Fafe bateu São João de Ver (2-0) e Amarante (3-0), escalando a tabela da Liga 3, onde já ocupa a 5.ª posição, antes de protagonizar uma das grandes surpresas da 3.ª ronda da Taça de Portugal, no domingo, ao deixar por terra o primodivisionário Moreirense, graças a um grande golo de João Batista.

Neste período, a equipa sofreu apenas um golo e marcou oito, demonstrando uma grande atitude competitiva e dando o salto qualitativo que faltou no arranque da época.

A aventura continua na prova rainha e agora é o Arouca que se atravessa no caminho dos justiceiros, que vão tentar repetir a façanha e eliminar uma equipa da Liga.

No que concerne ao campeonato, naquela que é a quinta temporada seguida do Fafe na Liga 3, o objetivo passa por ficar nos quatro primeiros lugares da Série A e conseguir nova qualificação para a fase de apuramento de campeão.

Na última época, refira-se, os fafenses terminaram a fase regular no terceiro posto, mas na 2.ª fase acabaram por falhar a subida à Liga 2, tendo ficado a 12 pontos do Sporting B e a 16 do Lusitânia de Lourosa, equipas que carimbaram o passaporte para o segundo escalão.