Ex-Benfica decisivo no regresso do Estrasburgo à Europa... 20 anos depois
20 anos depois, o Estrasburgo está de regresso às fases finais de competições europeias. O clube francês garantiu a presença na UEFA Conference League com uma vitória frente ao Brondby na Dinamarca, por 3-2, com destaque para a assistência de Diego Moreira no terceiro golo.
Lemarechal assistiu Emegha (15') e Doukouré (40') na primeira parte, mas Wass (44') reduziu para os dinamarqueses, deixando dúvidas ao intervalo. No segundo tempo, o ex-Benfica fez a assistência para o bis do avançado neerlandês, aos 66 minutos, antes de Gregoritsch voltar a reduzir a diferença na eliminatória para um golo, o que valeu o apuramento.
NOUS SOMMES EUROPEENS ✨🤩
— Racing Club de Strasbourg Alsace (@RCSA) August 28, 2025
🎁👉 https://t.co/BxwMy81fBE
2⃣-3⃣ #BIFRCSA pic.twitter.com/g7WsYH39z1
A última vez que o Estrasburgo tinha estado numa fase de grupos europeia tinha sido na temporada 2005/06 para a UEFA Europa League, chegando aos oitavos de final. Em 2019/20, esteve muito perto de passar a fase a eliminar, mas perdeu na Alemanha com o Frankfurt, por 0-3, depois de vencer em França, por 1-0, acabando eliminado no play-off.
Portugueses na Conference
Continuando no play-off da UEFA Conference League, muitos portugueses apuraram-se para a próxima fase, mas alguns também ficaram pelo caminho. Por exemplo, o Noah (Arménia), de Gonçalo Silva, David Sualehe e Hélder Ferreira, afastou o Ljubljana (Eslovénia), de Diga e Diogo Pinto, por 3-2 na segunda mão e 7-3 na eliminatória.
O AZ Alkmaar (Países Baixos), de Alexandre Penetra, voltou a bater o Levski (Bulgária), de Aldair Neves, desta vez por 4-1, e também passou (6-1 no total). Por outro lado, o Basaksehir (Turquia), de Miguel Crespo, foi eliminado pelo Univ. Craiova (Roménia), de Teles, por 2-5 (1-2 e 1-3). Segue-se o AEK (Grécia), de Filipe Relvas, também titular, que empatou com o Anderlecht (Bélgica) na primeira mão (1-1) e venceu na segunda (2-0), apurando-se.
O Rakow (Polónia), de Leonardo Rocha, voltou a vencer o Arda (Bulgária). Já o Differdange (Luxermburgo), de Rafael Pinto, Pedro Alves, Manuel Namora e Edgar Pacheco, perdeu novamente com o Drita (Kosovo) e a Fiorentina (Itália) derrotou mais uma vez o Polissya Zhytomy (Ucrânia), de André Gonçalves. O Jagiellonia (Polónia), de Bernardo Vital, empatou em casa do Dínamo Tirana (Albânia) e manteve a vantagem de três golos.
Por fim, o Legia, de Rúben Vinagre, eliminou o Hibernian na Polónia, após um empate a três bolas que foi até prolongamento. Os polacos traziam uma vantagem de um golo na Escócia (2-1) e até começaram a ganhar em casa, mas os escoceses marcaram por três vezes em 11 minutos na segunda parte e viraram a eliminatória. No entanto, o lateral luso evitou a eliminação com uma assistência para Elitim, já na compensação. No prolongamento, apesar da expulsão de Ziolkowski, antes os visitados voltaram à frente do marcador por Rajovic (98') e garantiram o apuramento.
Portugueses na Europa
Passando para a UEFA Europa League, além do apuramento do Panathinaikos, de Rui Vitória, e também do SC Braga, o Midtjylland (Dinamarca), de Dani Silva, ganhou novamente ao KuPS (Finlândia) e garantiu um lugar na fase de liga. Já o Ludogorets (Bulgária), de Rui Mota e do jogador Dinis Almeida, virou a eliminatória e goleou o Shkendija (Macedónia do Norte), após prolongamento.
Por outro lado, o Rijeka, de Tiago Dantas, foi goleado na Grécia, por 0-5, frente ao PAOK, após uma vitória pela margem mínima na Croácia, 1-0, e o Lech Poznan, de João Moutinho (lateral-esquerdo), venceu o Genk na Bélgica, por 2-1, mas foi eliminado por causa da goleada sofrida na Polónia, na primeira mão, por 1-5.