Estoril: Holsgrove causa arrepios ao dragão
Este domingo, o Estoril visita o Estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, atual líder da Liga e ainda invicto nas provas domésticas, e abordará a partida com um triunfo ainda hoje recordado pelos dois conjuntos – o nome de Jordan Holsgrove ainda hoje causará arrepios aos azuis e brancos…
Há pouco mais de dois anos, a 3 de novembro de 2023, o escocês marcou o golo que permitiu aos canarinhos vencer na casa portista e assegurar uma vitória tão sensacional quanto surpreendente – o FC Porto é, naturalmente, favorito e, na altura, o emblema da Linha de Cascais ocupava a última posição da Liga.
Holsgrove foi o autor de um livre direto marcado de forma exímia e derrubou o dragão, dando início a uma recuperação pontual que conduziu o Estoril a um final de época tranquilo e à permanência na Liga.
Meses mais tarde, o escocês regressaria à Amoreira, já com Ian Cathro ao comando e desta feita a título definitivo – antes, estava emprestado pelos gregos do Olympiakos –, tornando-se elemento insubstituível na equipa.
Esse estatuto de incontornável verifica-se facilmente pelas presenças oficiais: o médio de 26 anos é um dos quatro jogadores que participaram em todos os (treze) encontros oficiais já realizados pelos canarinhos esta época e o segundo com maior utilização, com 1105 minutos, apenas menos 48 que João Carvalho.
Salvo alguma contrariedade de última hora, o britânico terá o seu lugar assegurado no meio-campo estorilista, residindo a única dúvida sobre quem será o seu parceiro, visto que os últimos três encontros exibiram três opções diferentes.
No passado sábado, ante o Famalicão, Tiago Brito foi o escolhido; duas semanas antes, ante o Arouca, jogou Nodar Lominadze; e na jornada antecedente havia sido Jandro Orellana o médio eleito para jogar ao lado do 10 estorilista. Um trio que concorre pelo lugar ao lado de Holsgrove, que entrará no recinto azul e branco com muito boas memórias…