Emil Audero, antigo guarda-redes do Inter, atingido por um petardo dos adeptos adversários
Emil Audero, antigo guarda-redes do Inter, atingido por um petardo dos adeptos adversários - Foto: IMAGO

Adepto do Inter perde dedos e será detido após lançar petardo contra guarda-redes

Autor do incidente no jogo contra a Cremonese feriu-se e foi agredido pelos próprios colegas de bancada antes de ser hospitalizado

Um adepto do Inter foi hospitalizado e será detido após ter lançado um petardo na direção de Emil Audero, guarda-redes da Cremonese, que perdeu por 0-2 este domingo. O incidente ocorreu aos 3 minutos e 12 segundos da segunda parte, quando o petardo rebentou muito perto do antigo guardião dos nerazzurri em 2023/24, que caiu no relvado, atordoado, e ficou com dificuldades auditivas, mas continuou a jogar.

O responsável pelo ato, descrito como um elemento isolado, acabou por se ferir gravemente ao usar um segundo petardo, que lhe explodiu na mão, causando a perda de dois ou três dedos, segundo a imprensa italiana. Antes de ser transportado para o hospital, foi ainda agredido por outros adeptos da mesma bancada. Após receber alta, será detido pelas autoridades.

Jogadores do Inter como Dimarco, Lautaro e Bastoni correram de imediato para junto de Audero para se inteirarem do seu estado e condenaram o gesto, gesticulando em direção à curva. Também Chivu, visivelmente abalado, se dirigiu à bancada para repreender os adeptos. Curiosamente, pouco antes, os mesmos adeptos tinham exibido uma faixa de apoio à equipa e ao treinador, que parecia ser uma crítica à Oaktree, proprietária do clube. «Nas vitórias e nas adversidades, mister e equipa, estamos do vosso lado», lia-se.

O presidente do Inter, Beppe Marotta, condenou veementemente o sucedido. «Gostaria de estigmatizar e condenar um gesto absurdo que nada tem a ver com os valores do desporto. As autoridades estão a investigar, parece ter sido um ato isolado e o responsável será identificado. É de salientar o profissionalismo de Audero, que se levantou e terminou o jogo, mas a condenação tem de ser explícita e total», acrescentou o dirigente.

O episódio, que ocorreu na presença do presidente da Liga, Ezio Simonelli, poderá trazer consequências severas para o Inter. O clube arrisca uma multa que pode chegar aos 50 mil euros e a interdição da curva em San Siro, sendo que o próximo jogo em casa é contra o Torino, antes de receber a Juventus. A derrota por 0-3 na secretaria só seria uma hipótese caso o jogo tivesse sido suspenso por razões de segurança.

No final da partida, os jogadores do Inter optaram por não saudar os adeptos, uma decisão justificada por Alessandro Bastoni. «Havia muita preocupação com a saúde do Emil [Audero]. Não pensámos em sanções relacionadas com o resultado, não é correto nem humano. São coisas que nunca, mas nunca, deviam acontecer», explicou o defesa. «Foi uma escolha, porque certas coisas não devem existir no mundo. Já há tanta violência por todo o lado e nós queremos transmitir um espírito competitivo saudável», completou.