Estoril: Fabrício celebra Cabo Verde no Mundial e promete «lutar pela vaga»
O triunfo obtido por Cabo Verde sobre Essuatíni, ao final da tarde desta segunda-feira, que consumou a qualificação para o Mundial 2026 e a primeira presença dos Tubarões Azuis em fases finais da competição, precipitou festa rija nessa nação lusófona e no nosso país, onde existe forte presença emigrante e também vários cidadãos portugueses com origens cabo-verdianas.
O Estoril não foi exceção e no plantel liderado por Ian Cathro encontra-se o ala Fabrício Garcia que, junto de A BOLA, não escondeu «muita emoção» por ver a sua seleção atingir um ponto alto para o qual contribuiu, visto ter participado num dos encontros da fase de qualificação – foi titular na vitória da equipa cabo-verdiana sobre as Ilhas Maurícias (1-0), tendo cumprido 83 minutos de utilização.
«Estou mesmo muito feliz. Gostava de estar lá, não estou mas o meu coração está lá com eles a celebrar e agora é trabalhar para estar no Mundial. Foi muita emoção, na 1.ª parte o golo não estava fácil de aparecer, mas depois tudo se resolveu», verificou o ala estorilista, que sonha integrar as escolhas para a competição, que se realiza no próximo verão.
«Agora tenho de trabalhar para lutar pela vaga, quero ajudar o Estoril e fazer o maior número de jogos possível para estar no Mundial. É mais um motivo para trabalhar ainda mais para atingir esse sonho de jogar um Mundial pelo meu país», ambicionou o versátil jogador de 24 anos, seis vezes internacional A.
Fabrício Garcia destacou a ambição com que Cabo Verde abordou a fase de apuramento para o Mundial 2026, que permitiu alcançar a conquista de um grupo que contava com Camarões, Líbia, Angola e as já referidas Maurícias e Essuatíni.
«Sinto um grande orgulho. Somos um povo de um país pequeno, mas o coração é gigante, é mesmo muito orgulho. Foi uma caminhada com muita humildade e coragem, a encarar todos os adversários de olhos nos olhos, e conseguimos a foto que conta, que é a foto da festa do apuramento. Vamos estar no Mundial, já procurávamos isto há alguns anos, agora foi a vez», constatou, entusiasmado.