Estalou o verniz: Mercedes e Red Bull trocam acusações por causa de Antonelli
Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, acusou de Kimi Antonelli de ter deixado passar Lando Norris nas últimas voltas do Grande Prémio do Qatar, para permitir que o piloto da McLaren terminasse na quarta posição.
Norris aproximou-se do Mercedes do italiano no último stint da corrida, mas após vários minutos a tentar ultrapassá-lo, aligeirou a pressão e Kimi parecia ter a situação sob controlo.
Na penúltima volta, no entanto, Antonelli saiu de pista e Norris conseguiu subir assim ao quarto posto, que lhe permitiu amenizar os estragos da desvantagem perdida para Max Verstappen esta tarde. O britânico da McLaren vai para a última corrida com 12 pontos de vantagem face ao adversário da Red Bull e, por isso, bastará terminar em terceiro lugar para selar o título de campeão mundial.
Sempre polémico, Helmut Marko não perdoou Antonelli pelo erro que, diz, foi propositado.
«Por duas vezes, ele praticamente acenou para o Lando passar. Foi tão óbvio», disse, ao Motorsport.com.
«O Antonelli agora ajuda o nosso principal adversário, depois de na Áustria ter batido na traseira [de Verstappen]», acrescentou.
«Isso é um disparate completo»
Mais tarde, Toto Wolff, chefe de equipa da Mercedes, respondeu de forma dura a Helmut Marko.
«Isso é um disparate completo. Fico estupefacto só de ouvir isso. Como é possível ser-se tão tolo ao ponto de dizer algo assim? Por que pensaríamos em interferir no campeonato? Precisa mesmo de controlar-se», disse.
Por sua vez, Kimi Antonelli justificou o erro com o facto de ter apanhado ar sujo do carro da frente, no caso o Williams de Carlos Sainz:
«Com o pneu [duro] estava a forçar bastante o ritmo e, a dada altura, entrei na zona de DRS. Mas tive um momento muito complicado e quase me despistei. Acabei por sair de pista e perdi a posição para o Lando, o que foi muito frustrante.»
«Estava bastante confortável, porque ele até esteve fora do DRS durante algumas voltas, e com o ar sujo era impossível ultrapassar. Senti que o conseguiria suster, mas simplesmente cometi um erro», concluiu.