Verstappen estraga o sonho mundial de Norris
Max Verstappen venceu o Grande Prémio do Qatar, a 70.ª vitória da carreira, e fez a festa na penúltima corrida do Mundial, prometendo lutar até ao fim pelo penta!
O neerlandês conquistou o direito de continuar a pensar no título em Abu Dhabi, onde, no próximo fim de semana se realiza a 24.ª e última corrida da época. Verstappen está neste momento em segundo lugar, a 12 pontos de Lando Norris, com quatro de vantagem sobre Oscar Piastri, que caiu para terceiro, após ter terminado em segundo lugar na corrida desta tarde.
THREE DRIVERS, ONE WORLD TITLE...
— Formula 1 (@F1) November 30, 2025
DO NOT MISS THIS ONE!!! #F1 pic.twitter.com/sDVRckTGmV
Assim, os três pilotos continuam a poder sagrar-se campeões, mas Verstappen era claramente o mais satisfeito. «Foi uma corrida incrível, fomos inteligentes, estou muito contente por ter ganho e estar na luta até ao final. Para nós foi bom, num fim de semana muito duro. Acredito, claro, até ao fim», avisou o piloto da Red Bull.
MAX VERSTAPPEN WINS THE QATAR GRAND PRIX!!!
— Formula 1 (@F1) November 30, 2025
The Red Bull driver will fight for the title at the season finale! 💪#F1 #QatarGP pic.twitter.com/s8K5drqmEp
A improvável vitória de Verstappen – Piastri dominou e até ganhou a sprint na véspera - foi cortesia da estratégia alternativa da McLaren, na sequência da intervenção precoce do safety car e da imposição de um limite máximo de 25 voltas por stint para todos os jogos de pneus Pirelli.
Verstappen ultrapassou Norris, que partiu de segundo, logo na chegada à primeira curva e passou a perseguir o pole position Piastri. Até à volta 7, quando um choque entre Nico Hulkenberg e Pierre Gasly baralhou a corrida.
Todos os pilotos decidiram ir à boxe para a primeira das duas paragens obrigatórias na corrida de 57 voltas, exceto Piastri e Norris que continuaram com os McLaren em pista, até à 24 volta.
"We will fight to the end" 💪#F1 #QatarGP @redbullracing pic.twitter.com/OxX7MZhPs9
— Formula 1 (@F1) November 30, 2025
Piastri regressou em segundo lugar com o melhor ritmo em corrida. Só que enquanto Verstappen, e todos os outros, foram à segunda paragem na volta 33, os McLaren adiaram novamente. Até que Piastri sugeriu parar na volta 43 e regressar para tentar apanhar Verstappen, confiante no desempenho do seu McLaren, até então sem mácula. Norris foi atrás e se o australiano regressou para a perseguição, o britânico ficou preso atrás de Sainz e Antonelli, depois de ter segurado Verstappen.
Mas por pouco tempo, tal como poucas foram as voltas de Piastri para recuperar 15 segundos ao tetracampeão mundial. O piloto da Red Bull fez a festa, Piastri engoliu o segundo lugar e Sainz ainda subiu ao último lugar do pódio, deixando Norris fora das fotos.
This is starting to become a habit, Carlos! 🤩#F1 #QatarGP @WilliamsRacing pic.twitter.com/xaytkxh7KN
— Formula 1 (@F1) November 30, 2025
Agora, o líder do Campeonato de Pilotos tem uma vantagem de 12 pontos sobre Verstappen e 16 para Piastri, antes da última corrida, em Abu Dhabi,onde nõa há corrida sprint e onde qualquer lugar do pódio vale o título mundial para Lando Norris.