Verstappen vence GP do Qatar e o título continua em aberto! Abu Dhabi recebe a última corrida da temporada no próximo fim de semana para decidir o campeão

As contas no caminho para o título de campeão do Mundo de F1

Com as emoções ao rubro, Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri chegam a Abu Dhabi, no próximo fim de semana, 24.ª e última corrida da temporada com hipóteses de erguerem o troféu, cada um com sete vitórias na temporada

O piloto britânico Lando Norris terminou hoje o GP do Qatar em 4.º lugar e segurou a liderança do Mundial de pilotos, onde ocupa o primeiro lugar com 408 pontos, mais 12 do que Max Verstappen que graças ao triunfo em Losail subiu ao segundo lugar com 396 pontos, mais quatro do que o australiano Oscar Piastri, companheiro de equipa de Norris na McLaren que tem agora 392.

Um embrulho que o piloto da Red Bull ofereceu aos rivais, com um laço gigante oferecido pela estratégia alternativa da McLaren que permitiu que Verstappen passasse para a liderança da corrida e a agarrasse com as duas mãos.

Lando Norris desperdiçou assim o primeiro match-point mas continua a ser o favorito a suceder ao neerlandês que triunfou nos últimos quatro anos.

Como não há corrida sprint, para ser campeão, o britânico de 26 anos precisa apenas de ficar no pódio no último fim de semana, dado que a vitória vale 25 pontos, o segundo lugar 18 e o terceiro 15.

Contas mais exigentes terão pela frente os outros dois candidatos.

Max Verstappen precisa de levar o seu Red Bull novamente à vitória e esperar que Norris não ocupe nenhum lugar do pódio, enquanto a Piastri também não resta alternativa a não ser ganhar e esperar que Norris não faça melhor do que sexto lugar.