Capitão da Seleção viu primeiro o cartão amarelo e fez o gesto de chorar, mas depois o árbitro foi chamado pelo VAR e expulsou-o. Vídeo: @Owene2220/X

Do «papelão» ao «gesto desagradável»: o que se diz lá fora sobre a expulsão de Ronaldo

Primeiro cartão vermelho do capitão da Seleção Nacional surpreendeu tudo e todos, tal como a exibição lusa na Irlanda

A expulsão de Cristiano Ronaldo aos 61' na visita de Portugal à Irlanda ofuscou a própria derrota lusa (0-2) em Dublin. O primeiro cartão vermelho de Quinas ao peito da carreira do capitão ultrapassou fronteiras e chocou a imprensa internacional.

O diário AS destacou o «papelão» de Cristiano Ronaldo na derrota lusa e considerou que Troy Parott, avançado irlandês que bisou, foi «muito mais frio» e «mais maduro» do que o capitão da Seleção. O jornal espanhol frisou que «Roberto Martínez tentou mexer com o jogo ao colocar Renato Veiga e Nélson Semedo em campo, mas foi Ronaldo que verdadeiramente o fez».

O mesmo periódico salientou que Portugal terá de garantir a qualificação direta para o Mundial «sem Ronaldo» e que o capitão luso pode falhar a primeira jornada da competição disputada nos EUA, México e Canadá.

Também em Espanha, a Marca considerou Ronaldo um dos «protagonistas negativos» da derrota lusa que pode «colocar em perigo» a presença na primeira jornada do Mundial. O mesmo jornal destacou a caminhada do avançado até aos balneários, enquanto era provocado pelos adeptos irlandeses.

Em Inglaterra, a BBC Sport destacou a primeira expulsão de sempre de Ronaldo ao serviço de Portugal que motivou «gritos de escárnio» das bancadas, numa derrota «surpreendente» na Irlanda. A Sky Sports considerou que «as esperanças portuguesas de iniciar uma reviravolta» foram «danificadas» quando o «talismã» foi expulso.

O jornal italiano Gazetta dello Sport não escondeu a surpresa face à «loucura» e «falha» do capitão da Seleção Nacional que «surpreendeu tudo e todos» ao perder na Irlanda e «reacender» a luta pelo apuramento direto no grupo F.

Em França, o RMC Sport destacou o «gesto desagradável» de CR7, que atingiu O'Shea com uma cotovelada, enquanto a vitória «escapava» aos comandados de Roberto Martínez.

Galeria de imagens 9 Fotos