João Gião, treinador dos 'bês', vai orientar a equipa leonina na Youth League - Foto: Miguel Nunes
João Gião, treinador dos 'bês', vai orientar a equipa leonina na Youth League - Foto: Miguel Nunes

João Gião sobre Youth League: «É ganhar ou ganhar»

Treinador dos leõezinhos fez a antevisão do jogo com o Puskás Akadémia, com elogios ao adversário e abordagem a obstáculo extra: neve. Flávio Gonçalves, que foi promovido à equipa principal, é 'reforço' na Hungria

O Sporting joga amanhã, quarta-feira, os 16-avos-de-final da UEFA Youth League, em casa do Puskás Akadémia, na Hungria, encontro que tem início agendado para as 15h30, sendo a eliminatória disputada em jogo único.

João Gião, técnico responsável pelos verdes e brancos, afirmou, na antevisão ao jogo, em declarações aos canais de comunicação do clube, que este regresso surge num contexto particular, marcado pela ausência prolongada de trabalho conjunto de todo o grupo que, recorde-se, é formado por jogadores provenientes da equipa B, dos sub-23, dos sub-19 e também dos sub-17. 

«O contexto da competição muda, como é lógico. O facto de passar a ser um jogo decisivo está no nosso subconsciente. O empate não traz nada a ninguém, portanto temos de jogar como jogamos sempre, mas aqui é ganhar ou ganhar», começou por dizer.

Em relação ao adversário, Gião deixou palavras de elogios: «É o projeto formador com maior projeção da última década” [na Hungria]. É um clube relativamente recente, formado em 2006, mas com um investimento muito grande [governamental], que reúne grande parte da elite dos jogadores húngaros de formação, quase todos internacionais. Alguns jogadores já atuaram pela equipa principal e, neste fim de semana, o avançado foi titular na primeira liga húngara. É uma equipa com muitos jogadores de qualidade.»

Um obstáculo extra para os leões é a neve com que foram recebidos em Felcsút, condições climatéricas adversas que, segundos as previsões, se farão sentir durante o jogo.
«Pode ser um contexto difícil, com público e condições exigentes, mas na nossa cabeça tem de estar chegar, adaptarmo-nos ao jogo e jogar para ganhar. A melhor adaptação é o mindset ser o mais correcto, com zero desculpas, focados na tarefa e naquilo que temos de fazer», sublinhou o treinador.

Flávio Gonçalves é 'reforço'

Diga-se que a grande novidade na convocatória de João Gião é Flávio Gonçalves. O avançado foi promovido à equipa principal, onde trabalha com Rui Borges, que o 'emprestou' para este importante jogo da Youth League, que terá como palco a Pancho Arena, recinto desportivo que, realce-se, tem relvado aquecido, o que não coloca em causa a realização do jogo mesmo estando a nevar na cidade magiar.

Flávio Gonçalves

«É um momento positivo para nós»

O médio Sandro Ferreira destacou a confiança do grupo: «Apesar de não termos estado tanto tempo juntos, porque passámos dois meses cada um no seu escalão, a equipa continua unida, o plantel é mais ou menos o mesmo e já nos conhecemos uns aos outros. Vai dar certo.»

Aos 16 anos, Sandro estreia-se na UEFA Champions Youth League e não escondeu o entusiasmo: «É uma experiência boa, só tenho a agradecer ao Sporting pelas experiências que me tem proporcionado. Não importa em que escalão for, é sempre para dar o meu máximo e mostrar a minha qualidade.»

Sandro Ferreira estreia-se na Youth League

Quanto a expectativas, o médio ofensivo mostrou-se cauteloso nas palavras: «Vai ser um jogo complicado, é um clima rigoroso, pode até chegar a nevar. Só temos de pôr a nossa qualidade [em campo] e mostrar o que fazemos nos treinos. É um momento positivo para nós, porque passamos bastante tempo juntos. Vamos ficar lá quatro dias, ter um treino no dia anterior ao jogo na academia deles, conhecer o campo, o país e o clima.»