Novak Djokovic em Xangai - Foto: IMAGO

Djokovic vence em Xangai, mas teve de suar bastante

Depois das queixas e brincadeiras com o calor, o tenista sérvio não teve tarefa fácil contra Yannick Hanfmann

Lutou contra o calor e um adversário tenaz, mas Novak Djokovic - 5.º no ranking ATP - está nos oitavos de final do torneio Masters de Xangai.

O número cinco do mundo venceu após quase três horas de jogo, com os parciais de 4-6, 7-5 e 6-3.

O sérvio sobreviveu a uma noite sufocante contra o 'qualifier' Yannick Hanfmann - 150.º no ranking ATP - e manteve viva a sua busca pelo quinto título na China.

Um encontro em que Djokovic pareceu à beira do colapso físico, mas onde acabou por fazer valer a sua experiência e espírito de luta.

«Foi brutal. A humidade aqui é extrema. Tive mesmo de aguentar a tempestade. O Yannick fez um grande jogo desde o início», disse o sérvio.

«Jogar dia após dia com mais de oitenta por cento de humidade é desgastante. Especialmente para os rapazes que jogam durante o dia ao sol, é realmente extremamente difícil. Tive de dar tudo para sobreviver a isto», acrescentou Djokovic que já arrecadou cerca de 56 mil euros com as vitórias no torneio.

Nos oitavos de final, espera-o Jaume Munar - 41º no ranking ATP -, um nome surpreendente no meio de tanta estrela em Xangai.

O espanhol de 28 anos alcançou essa ronda ao derrotar Yoshihito Nishioka após um longo encontro de três sets: 6-4, 5-7 e 6-1.

Munar, que foi finalista júnior em Roland Garros, já conta com mais de dez títulos Challenger e ITF no seu currículo.

À procura do quinto título em Xangai

Djokovic joga em Xangai pela décima primeira vez e persegue o seu quinto título. Conhece o court e as condições como poucos, mas este torneio está a revelar-se tudo menos uma tarefa de rotina.

No entanto, com a resiliência que demonstrou, parece estar novamente pronto para atingir o pico no momento certo.

«Quero sempre ganhar, independentemente das condições. Hoje, tive de ir fundo, mas são estes os jogos que nos tornam mais fortes», concluiu.