Distinção entre equipas de fábrica e privadas deverá acabar em 2027
As conversações entre as equipas de MotoGP e a Dorna, promotora da categoria máxima do motociclismo de velocidade, estão a decorrer a bom ritmo e um dos temas principais é o fim da distinção entre equipas de fábrica e as privadas ou satélite.
Desde que a Liberty Media - dona também da Fórmula 1 - comprou a Dorna, o paddock do MotoGP tem estado atento às possíveis mudanças. Algumas já começaram, como a cerimónia do hino nacional antes das corridas, mas outras, porém, prometem alterar mais profundamente a estrutura do campeonato - e são inspiradas no modelo da F1.
Este é um momento-chave: as equipas negociam agora com a Dorna o novo contrato que definirá as regras do jogo para o período entre 2027 e 2031. Entre os temas em discussão está uma distribuição mais equilibrada das receitas e, sobretudo, o fim da diferença entre equipas de fábrica e privadas. A ideia é que, a partir de 2027, todas as equipas sejam consideradas como independentes, com o mesmo tipo de apoio financeiro da Dorna - embora o valor exato ainda esteja em aberto.
Hoje, as equipas privadas recebem cerca de 5 milhões de euros, usados para pagar o aluguer das motos aos construtores. Estes, por sua vez, recebem cerca de 3 milhões de euros pelos protótipos fornecidos.
A mudança tem também outro objetivo: atrair novos investidores para o MotoGP, à semelhança do que já acontece na Fórmula 1, onde muitas equipas têm vários acionistas. Um exemplo é a Mercedes, cuja equipa é dividida entre a Mercedes-Benz AG, o grupo INEOS e o diretor Toto Wolff.
No MotoGP, esse movimento já começou. O ex-diretor da Haas F1, Guenther Steiner, e um grupo de investidores recentemente compraram a equipa Tech3. Além disso, a KTM estuda vender uma parte da sua divisão de competições, agora sediada na Suíça, numa estrutura mais independente da casa-mãe austríaca.
Se confirmadas, essas mudanças podem redefinir a forma como o MotoGP é gerido e financiado, aproximando ainda mais o campeonato de motos do modelo de sucesso já consolidado na Fórmula 1.
Siga o perfil de A BOLA no Google: https://profile.google.com/cp/CgkvbS8wNWNjOHQ?pf=0