Suíços bateram suecos por 3-1 e têm a presença no Mundial praticamente assegurada
Suíços bateram suecos por 3-1 e têm a presença no Mundial praticamente assegurada - Foto: IMAGO

Suíça 'despacha' Suécia e tem um pé e meio no Mundial

Só uma hecatombe frente ao Kosovo impedirá a qualificação direta da equipa de Murat Yakin. Lagerbielke, do SC Braga, foi titular nos visitantes. Kosovo fez a sua parte, mas (provavelmente) terá de contentar-se com o segundo lugar no grupo B

Frente a uma Suécia que tem o play-off de acesso ao Mundial garantido, apesar de ocupar o último lugar do grupo B da fase de qualificação europeia, a Suíça não sentiu dificuldades e venceu por 4-1, um resultado que praticamente garante a presença dos helvéticos na competição que se joga no próximo verão, nos Estados Unidos, México e Canadá.

Breel Embolo inaugurou o ativo aos 13 minutos, mas os suecos, que contaram com Gustaf Lagerbielke, do SC Braga, no onze, restabeleceram a igualdade ainda antes do intervalo (33'), por intermédio de Benjamin Nygren.

Na etapa complentar, a formação de Murat Yakin voltou a adiantar-se no marcador, aos 60 minutos, com o capitão Granit Xhaka a faturar de penálti, antes de Dan Ndoye assinar o terceiro dos helvéticos e Johan Manzambi selar o 4-1, já na reta final da compensação.

Com esta vitória, a Suíça até pode perder na última ronda por cinco golos, isto porque o Kosovo, seu adversário na próxima terça-feira, também venceu este sábado, na Eslovénia, mas apenas por 2-0.

O conjunto de Franco Foda já não deve conseguir uma histórica qualificação direta para o Mundial, mas assegurou, pelo menos, o segundo lugar do grupo B (a Eslovénia ainda sonhava com a ultrapassagem), e, portanto, esperanças de apuramento para a competição.

Um tento de Fisnik Asllani e um autogolo de Zan Karnicnik resolveram a contenda a favor dos kosovares, sendo que o esloveno Petar Stojanovic foi expulso aos 53 minutos. Andraz Sporar, antigo avançado de Sporting e SC Braga, foi titular na equipa da casa.