Depois dos protestos na Vuelta, Israel-Premier Tech... muda de nome
A equipa de ciclismo Israel-Premier Tech vai competir sob a designação IPT nos Grandes Prémios do Quebeque e de Montréal, marcados para esta sexta-feira e domingo, respetivamente. A decisão surge para prevenir incidentes semelhantes aos registados durante a Vuelta, marcada por protestos pró-Palestina contra a presença da formação.
O diretor-geral das duas clássicas canadianas do World Tour, Joseph Limare, confirmou a alteração. «Pediram-nos para tirar em tudo que fosse possível a palavra Israel», explicou, referindo-se ao pedido feito pela própria equipa, financiada pelo milionário israelo-canadiano Sylvan Adams.
Segundo a imprensa canadiana, militantes pró-palestinianos planeiam manifestar-se à margem do Grande Prémio do Quebeque, em moldes semelhantes ao que já se verificou em Espanha. Para evitar riscos, a organização das corridas e as autoridades públicas garantiram que serão adotadas medidas de segurança reforçadas, de forma a proteger ciclistas e público.
Durante a Vuelta, que termina no domingo, vários protestos obrigaram mesmo ao encurtamento de etapas, incluindo o contrarrelógio desta quinta-feira, levando a organização a reforçar a vigilância.
Artigos Relacionados: