Deniz Gul marcou o golo da vitória do FC Porto em Moreira de Cónegos
Deniz Gul marcou o golo da vitória do FC Porto em Moreira de Cónegos - Foto: IMAGO

Deniz Gul: volta de 180 graus no FC Porto, o sonho Mundial e o festejo à... John Cena

Ponta de lança transformou papel residual em golos. Teve interferência direta na conquista de pontos pela primeira vez. Época pode acabar com... o Mundial!

A segunda vida de Deniz Gul com a camisola do FC Porto não começou na segunda-feira, em Moreira de Cónegos, mas o golo apontado pelo jovem ponta de lança ao minuto 88, que garantiu o triunfo dos dragões, deu toda uma nova roupagem a esse ressurgimento, pois o quarto tento do internacional turco com a camisola azul e branca teve rótulo de... decisivo.

O camisola 27 já tinha faturado contra Bodo/Glimt e Arouca, na temporada transata, e novamente frente ao emblema da Serra da Freita, na presente época, mas o desvio certeiro em solo minhoto, na segunda-feira, foi o primeiro a traduzir-se na conquista direta de pontos, no caso dois.

Um novo e feliz passo na caminhada de Gul, que vai aproveitando a campanha em curso para subverter expectativas. Poucos seriam aqueles que, no arranque de 2025/26, adivinhariam papel de relevo para Deniz, ainda mais depois da contratação de Luuk de Jong por parte do FC Porto. Contudo, como A BOLA escreveu em tempo oportuno, Francesco Farioli pôs travão à saída do avançado no verão. Cobiçado por emblemas da Bélgica e da Turquia, o ex-Hammarby viu a porta do mercado fechar-se a pedido do treinador italiano, que acredita de forma vincada nas suas capacidades.

Essa confiança ganhou forma assim que De Jong se lesionou. Deniz Gul adquiriu relevo nas opções portistas, começou a mostrar predicados que estavam escondidos desde a época passada — deixou água na boca contra Benfica e Estrela Vermelha, por exemplo — e os resultados vão ficando, agora, à vista.

De certa forma, pode dizer-se que o ponta de lança virou o tabuleiro que tinha à sua frente, transformando um expectável papel residual no segundo ano ao serviço do FC Porto em algo bem mais palpável, que, se prolongado no tempo, poderá traduzir-se na chamada ao maior palco possível, no final de 2025/26: o Mundial-2026. Gul fez a estreia pela seleção A da Turquia em março deste ano e tem sido convocado regularmente por Vincenzo Montella. Os turcos não têm vaga garantida na competição, mas a ida ao play-off (no mínimo) é praticamente certa. Mais um objetivo que o dianteiro tem em mente...

Plantel acarinha o... John Cena do Dragão

Humilde e trabalhador são dois dos adjetivos que, aos olhos de quem trabalha no Olival, podem ser aplicados a Deniz Gul. Não obstante a situação pouco auspiciosa em que se encontrava no arranque da época, o avançado rejeitou baixar os braços, correspondendo à grande exigência de Farioli, que, sabe A BOLA, puxa bastante pelo ele nos treinos. Essa postura caiu no goto de equipa técnica e colegas de equipa, que, após o apito final no jogo de segunda-feira, incentivaram (principalmente Samu) o jovem de 21 anos a desfrutar de um momento de comunhão com os adeptos, enquanto estes entoavam o seu cântico.

Deniz Gul tem imitado o gesto de John Cena nos festejos dos golos que marca

De resto, nota para o festejo de Gul, que estará mesmo relacionado com a admiração do jogador por John Cena, popular ator e lutador de wrestling que vai terminar a carreira em dezembro. Durante a euforia do 2-1 ante o Moreirense, Deniz terá mesmo soltado um «you can't see me», a famosa frase da estrela da WWE.