Da pegada de carbono à transparência: Benfica apresenta Relatório de Sustentabilidade

Águias destacam principais iniciativas em dia especial

O Benfica apresentou esta quinta-feira, Dia Nacional da Sustentabilidade, o primeiro relatório dedicado a essa missão, relativo a 2024/25.

No documento, o presidente Rui Costa fala em «marco institucional que reflete um caminho de constante evolução». «Vencer com valores, com ética e com futuro», é o propósito dado pelo líder encarnado ao projeto Redy - «Ganhar em todos os campos»,

Manuel de Brito, vice-presidente do clube e administrador da SAD, ficou mesmo com o pelouro da Sustentabilidade, e foi constituída uma equipa transversal que envolveu mais de 90 pessoas de diferentes áreas. «Acreditamos num Benfica que continua a conquistar títulos, mas também inspira, educa e transforma», resume o referido dirigente.

O relatório destaca as principais iniciativas desenvolvidas, englobadas em três áreas: 21 ações na área do Ambiente («Jogamos em equipa com o planeta»), 55 na vertente Social («Um Clube de Todos, para Todos») e oito iniciativas no âmbito da Governança («Integridade que se vê e se sente»).

No que diz respeito às iniciativas ambientais, o Benfica explica que já tem iluminação LED em 85% do Estádio da Luz, por exemplo, e destaca também os postos de carregamento de carros elétricos já instalados. Realça ainda o sistema que permite recolher até 230m3 de águas pluviais, que são depois aproveitadas para lavar o recinto, e revela que as aparas do corte da relva são entregues a agricultores locais para produção de fertilizante natural.

O documento revela ainda que, na época passada, o Benfica calculou, pela primeira vez, a sua pegada de carbono corporativa: 31 mil toneladas de CO2. Um estudo estima ainda que 79% dos adeptos deslocam-se para o estádio de carro, a grande maioria em veículos a combustão.

No que diz respeito à vertente social, o relatório enumera várias iniciativas da Fundação Benfica, que «já impactou 352 mil pessoas desde a sua criação».

Relativamente à área de governança, destaque para a Comissão de Controlo Interno e Partes Relacionadas, para assegurar transparência e prevenir potenciais conflitos de interesse», assim como o canal de denúncias, o código de conduta e a criação de um departamento de auditoria interna.

Nota final para um dado curioso que é apresentado neste primeiro relatório de sustentabilidade: o Benfica tem 1.076 colaboradores de 39 nacionalidades, incluindo equipas técnicas e atletas.