Zaidu ao serviço da Nigéria
Zaidu ao serviço da Nigéria - Foto: IMAGO

Como a desistência de uma seleção pode ajudar Zaidu a ir ao Mundial 2026

Eritreia desistiu e baralhou as contas da qualificação da CAF para o Mundial do próximo ano

A desistência da Eritreia veio baralhar as contas e poderá haver alterações na qualificação africana para o Mundial 2026. É, expectável até que essas alterações venham a ocorrer, de acordo com o regulamento da FIFA.

Atualmente, apenas os vencedores dos grupos se qualificam automaticamente. Os quatro melhores segundos classificados avançam para um play-off de onde sairá a restante vaga para o certame que se realiza no próximo ano, no México, no Canadá e nos Estados Unidos da América.

Ora, com a desistência da Eritreia, a CAF (Confederação Africana de Futebol) e a FIFA estão a ponderar remover os pontos obtidos por cada seleção contra o último classificado de cada grupo no cálculo para descobrir os quatro melhores segundo classificados. Esta situação deve-se ao facto de o grupo a que pertencia a Eritreia ter ficado apenas com cinco equipas, ao contrário das seis que os restantes grupos têm.

Isso mesmo está previsto no regulamento da FIFA, e deve ser anunciado nos próximos, segundo a imprensa africana.

Esta situação, de resto, pode ajudar seleções como a Nigéria, de Zaidu (FC Porto), a ganharem um novo fôlego na qualificação. Os nigerianos estão atualmente no terceiro lugar do grupo C, atrás da África do Sul e do Benim. Face a este novo cenário em equação, basta vencerem os dois jogos que restam e superar a diferença de golos do Benim, conjunto que defrontam na última jornada, para garantirem que fazem parte do grupo dos melhores segundos classificados.