Doumbia em grande plano marcou o segundo golo do Sporting na vitória sobre o Lens (2-0) em França, na 2.ª jornada da Liga dos Campeões - Foto: EPA
Doumbia em grande plano marcou o segundo golo do Sporting na vitória sobre o Lens (2-0) em França, na 2.ª jornada da Liga dos Campeões - Foto: EPA
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Cobiçado por Juventus e Newcastle, Doumbia brilha no Sporting e atrai tubarões

Roma e Brentford também o tiveram (e têm) na lista. A história da corrida ao médio que era ‘desconhecido’ em Itália e que os leões revelaram ao mundo (e à seleção italiana) através da Champions

Jogou em Itália até ao final da temporada passada mas é o Sporting que dá a conhecer Issa Doumbia aos italianos e ao mundo, agora que o médio de 23 anos já marcou na UEFA Champions League. Há porém, no país natal do camisola 77 dos leões, quem já conheça muito bem o agora internacional A pela ‘azzurra’, é o caso sobretudo da Juventus, que ao mesmo tempo dos verdes e brancos tentou contratar o então jogador do Veneza e que o mantém debaixo de olho, tal como a Roma. Em Inglaterra foi o Newcastle que esteve a intrometer-se no interesse do leão, que foi mais sedutor. Mas os ingleses mantêm o jogador referenciado e não são os únicos na Premier…

Muitos clubes italianos ‘descobriram’ agora Issa Doumbia, lançado pelo Sporting na Liga Portuguesa, na UEFA Champions League e daí à seleção principal de Itália. Muitos emblemas da Serie A perguntam-se como não deram pelo médio na Serie B, outros lamentam não terem avançado mais cedo e com isso perderam a corrida para o emblema de Alvalade.

É o caso da Juventus, que tentou muito o jogador mas que teve barreira que se revelou inultrapassável: o facto de o Veneza recusar vender a clubes da Serie A o passe dum jogador que foi a sua grande figura na campanha de subida ao principal escalão, com participação em 38 jogos (um deles na Taça), titular em 36, com 10 golos marcados e cinco assistências realizadas.

Já a Roma, além da referida barreira, partiu tarde para o centrocampista. Quando o clube da capital de Itália assumiu o interesse, já o Sporting trabalhava há muito o médio, num plano de sedução com meses que o levou a assinar por cinco temporadas, ou seja, até 2031, numa corrida igualmente ganha ao… Benfica, que teve o jogador bem referenciado.

Os romanos e os de Turim continuam a ter Doumbia na lista, tal como os ingleses do Newcastle, emblema da Premier League que o monitorizou na temporada passada mas que também acordou tarde para um centrocampista na altura já convencido a rumar até Alvalade — apesar dos esforços intensos para o tentar desviar, sem sucesso.

Na Premier, também os atuais 4.º classificados, o Brentford, sondaram Issa doumbia e o Veneza no verão, igualmente sem as armas leoninas que iam além do aspeto financeiro: a luta por títulos e sobretudo a montra da Champions, alicerçada numa campanha de quartos de final na época passada e saídas de jogadores para outros patamares depois de se destacarem de leão ao peito.

Doumbia já cumpriu o sonho de jogar na Liga dos Campeões, até já marcou (segundo golo no 2-0 ao Lens na terça-feira passada) e reacende interesses e desperta novas cobiças. Juventus e Newcastle são clubes com capacidade para chegar a propostas muito arrojadas e mesmo Roma e Brentford já contrataram mais de uma vez acima dos 40 milhões.

O Sporting, porém, só deixa sair o jogador em janeiro mediante valores irrecusáveis e em Itália esta semana até já foi noticiada uma sondagem de 50 milhões de euros recusada. Issa Doumbia está blindado com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...