Premier League não tem poupado nos gastos - Foto: IMAGO

CIES: milionários da Premier League dominam a Europa

Apenas dois clubes fora de Inglaterra entram no top-10 de gastos em transferências com o plantel

Um estudo publicado pelo observatório do futebol CIES conclui que, no top-10 de clubes que mais dinheiro gastaram na formação dos seus plantéis, apenas dois não são da Premier League.

Os estatísticos do Instituto de Neuchâtel calcularam todos os valores pagos pelos clubes para construir os seus atuais plantéis e confirmaram a tendência de hegemonia financeira cada vez mais imposta pela liga inglesa.

Top-5 é todo inglês

Os cinco clubes que lideram o ranking têm todos investimentos superiores a mil milhões de euros na compra de jogadores e todos jogam em Inglaterra.

O Chelsea lidera sem grande surpresa dado que Todd Boehly, dono do clube, tem pago vários jogadores a peso de ouro. Foi assim que o clube de Stamford Bridge atingiu a soma de 1.314 milhões de euros investidos nos jogadores que Enzo Maresca tem agora à sua disposição.

Atrás dos campeões do mundo de clubes, está o Manchester City. Os citizens injetaram 1.128 milhões no mercado. E o rival da cidade, Manchester United, fecha o pódio com 1.071 milhões de euros.

Os restantes clubes na casa dos 10 dígitos são o Liverpool (1.065 milhões) e o Arsenal (1.001 milhões).

Fecham o top-10: Tottenham (974), PSG (873), Real Madrid (854), Newcastle (816) e Atlético (572).