Chelsea (IMAGO)

Chelsea acusado de 74 violações de regras da Premier League

Clube londrino critica gestão do antigo dono, Roman Abramovich

O Chelsea foi acusado de violar 74 regras do Regulamento de Agentes da Federação Inglesa de Futebol (FA), esta quinta-feira. As acusações incidem sobre o período compreendido entre 2009 e 2022.

A maioria das infrações, segundo a acusação, terão ocorrido entre as épocas 2010/11 e 2015/16, mas todas dizem respeito ao período em que o clube era detido por Roman Abramovich, que foi dono do Chelsea desde 2003 até 2022, quando teve de deixar essa posição após a invasão da Rússia à Ucrânia em março desse ano. Nessa altura, o governo britânico já tinha congelado muitos dos seus bens, devido à ligação de Abramovich com o Kremlin.

Foi depois em maio de 2022 que Abramovich vendeu o clube ao consócio da BlueCo, liderado por Todd Boehly e pela Clearlake Capital, que também detém os franceses do Estrasburgo.

Estas acusações alegam violações na forma como o clube trabalhou com agentes de futebol, intermediários e investimentos de terceiros em jogadores de futebol. Ao clube foi dado oito dias (até 19 de setembro) para apresentar uma resposta.

Chelsea sabia de potenciais problemas

Desde a saída de Abramovich de cena, os donos atuais do Chelsea estavam cientes de que alguns problemas financeiros poderiam surgir, devido à gestão do oligarca. Foi essa a resposta, em comunicado, do Chelsea a estas acusações: «Durante um processo minucioso antes da conclusão da compra, o grupo proprietário tomou conhecimento de relatórios financeiros potencialmente incompletos relativos a transações históricas e outras possíveis violações das regras da FA.»

«Imediatamente após a conclusão da compra, o clube comunicou estas questões a todas as entidades reguladoras relevantes, incluindo a FA. O clube demonstrou uma transparência sem precedentes durante este processo, incluindo o acesso total aos arquivos e dados históricos do clube», afirmaram também os londrinos.

Por fim, o Chelsea afirma que vai «continuar a trabalhar em colaboração com a FA para concluir este assunto o mais rapidamente possível», deixando ainda «gratidão» à própria FA «pelo seu envolvimento com o clube neste caso complexo, cujo foco têm sido assuntos que ocorreram há mais de uma década».

Notícia atualizada às 11.55 horas.