Burnley, Inglaterra - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Clubes ingleses promovem compra de camisolas a crédito

14 clubes da Premier League incentivam os adeptos a pagar os seus produtos mais tarde

A maioria dos clubes da Premier League incentiva os adeptos com dificuldades financeiras a comprar produtos promocionais do clube a crédito. Esta situação surge num contexto em que o preço de algumas camisolas ultrapassa as 100 libras.

O The Sun revelou que 14 das 20 equipas da Premier League apresentam promoções «compre agora, pague depois», através de plataformas como Clearpay ou Klarna. No entanto, especialistas na área alertam que os adeptos podem acabar por gastar dinheiro que não têm.

A deputada trabalhista Stella Creasy, que tem defendido a criação de diretrizes para este setor, declarou ontem: «Nenhum clube de futebol deveria envolver-se neste tipo de esquemas até que esta indústria seja devidamente regulamentada». E apela a que os clubes baixem os preços das camisolas.

Se os clubes estão preocupados com o facto de os equipamentos já não serem tão acessíveis aos adeptos, porque não reduzem simplesmente os custos?

Seis clubes fora do modelo a crédito

Apenas Manchester City, Arsenal, Brighton, Fulham, Bournemouth e Burnley não utilizam estes métodos.

O The Sun recolheu dados atualizados do mercado e apurou que nove clubes vendem, nesta temporada, réplicas das camisolas utilizadas nos jogos em casa por 85 libras (cerca de 98 euros).

A título de exemplo, o custo de uma camisola com personalizações incluídas, como o nome e/ou o emblema, pode ultrapassar as 100 libras (cerca de 116 euros) nas lojas de Manchester United, Newcastle e Liverpool.