Chris Froom, na Volta à Polónia deste ano
Chris Froom, na Volta à Polónia deste ano - Foto: IMAGO

Chris Froome hospitalizado com múltiplas fraturas após queda grave

Ciclista de 40 anos sofreu acidente enquanto treinava

O destino parece não dar tréguas a Chris Froome. Seis anos depois do terrível acidente no Critério do Dauphiné de 2019 -quando sofreu múltiplas fraturas e viu a sua carreira cair abruptamente de um patamar de glória para a incerteza - o tetracampeão da Volta a França volta a enfrentar um cenário dramático. 

Esta quarta-feira, aos 40 anos, Froome foi atropelado perto de Saint-Raphael e teve de ser evacuado de helicóptero para o hospital de Toulon. Apesar da violência do impacto, manteve-se consciente e conseguiu comunicar com os familiares, segundo informações avançadas pelo L’Équipe

O britânico sofreu um pneumotórax, cinco costelas e uma vértebra fraturadas, lesões que colocam em sério risco o regresso à competição. A lembrança do acidente de 2019, que exigiu uma recuperação longa e dolorosa, volta agora à memória de todos os que acompanharam a sua luta pela sobrevivência e pela continuidade no ciclismo.

O incidente surge num momento particularmente delicado: Froome está no final do contrato com a Israel-Premier Tech e não ergue os braços numa vitória desde 2018. Tal como há seis anos, o futuro do britânico permanece envolto em incerteza - mas desta vez, o desfecho pode significar o capítulo final da carreira de um dos maiores ciclistas da sua geração.