Que luxo! Plantel do Chelsea é o mais caro... de sempre
O Chelsea fechou o exercício financeiro de 2024 com o plantel mais caro da história do futebol, em termos de despesas de transferência, de acordo com o relatório anual European Club Finance and Investment Landscape, comissionado pela UEFA.
Este relatório analisa os principais campeonatos europeus, oferecendo uma visão detalhada sobre as finanças dos clubes. As conclusões revelam o impacto avassalador dos investimentos dos clubes da Premier League, que continuam a gastar valores recorde em contratações. Em 2023, as despesas de transferência dos clubes ingleses cresceram 17%, atingindo um recorde de 2,1 mil milhões de euros.
Entre os 20 plantéis mais caros do mundo, nove pertencem a equipas da Premier League. No topo desta lista está o Chelsea, que desde a aquisição por Todd Boehly e a Clearlake Capital, no verão de 2022, contratou 41 jogadores em apenas seis janelas de transferências.
O relatório concluiu que, no final do ano passado, o plantel dos Blues era oficialmente o mais caro alguma vez reunido, com um custo total de transferências de 1656 milhões de euros. Este valor supera amplamente o recorde anterior, estabelecido pelo Manchester United em 2023, cujo plantel custava 1422 milhões de euros.
Os números auditados das demonstrações financeiras do Chelsea revelam que, entre julho de 2019 e junho de 2024, o clube gastou quase 2 mil milhões de euros em transferências, mais do que qualquer outro em toda a Europa.
Este montante representa um investimento dois terços superior ao do Manchester City (1175 milhões de euros) e do Arsenal (1145 milhões de euros), e muito acima dos valores despendidos pelo Barcelona (733 milhões de euros) ou pelo Liverpool (657 milhões de euros).
Apesar destes gastos astronómicos, os resultados desportivos não acompanharam o investimento. Desde a chegada de Boehly-Clearlake, o Chelsea não conseguiu qualificar-se para a UEFA Champions League nem conquistar qualquer troféu.
O descontentamento dos adeptos tem vindo a crescer. Antes do jogo contra o Southampton em Stamford Bridge, na terça-feira, um grupo de adeptos protestou contra a gestão do clube, manifestando a frustração com o rumo tomado pelo clube.
#DAZNPremier