CAN passa a realizar-se a cada quatro anos
Uma tradição com quase seis décadas vai terminar em 2028: a partir desse ano, a CAN vai realizar-se a cada quatro anos, terminando com a habitual periodicidade que foi implementada a partir de 1968.
Desde então que o grande torneio se realiza a cada dois anos, com uma exceção a ocorrer em 2012 e 2013, quando houve uma edição da CAN em ambos esses anos. Assim, a seguir à edição que está prestes a começar, a 21 de dezembro, haverá mais uma edição em 2027 e outra em 2028, antes de passar para a nova periodicidade.
«Temos a nova estrutura mais empolgante para o futebol africano. O calendário global precisa de ser significativamente mais sincronizado e harmonizado», justificou Patrice Motsepe, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), após uma reunião da CAF em Marrocos, onde se realiza a edição de 2025.
Em 2027, a CAN vai passar por Quénia, Tanzânia e Uganda, mas ainda não há local definido para a competição no ano seguinte. Certo é que a partir de 2028, a CAN vai passar a realizar-se a cada quatro anos, coincidindo com as futuras edições do Euro.
Motsepe também esclareceu que a decisão foi tomada em conjunto com Gianni Infantino e Mattias Grafstrom, respetivamente presidente e secretário-geral da FIFA. O dirigente anunciou ainda a criação da Liga das Nações africana, com o objetivo de ser realizada anualmente a partir de 2029.