Endrick ganha nova vida no Lyon
Endrick ganha nova vida no Lyon

Boas notícias para Endrick e... Paulo Fonseca

Avançado brasileiro, cedido pelo Real Madrid ao Lyon, vai cumprir apenas um jogo de suspensão, depois de lhe ser retirado o cartão vermelho direto

O Comité de Disciplina da Liga de Futebol Profissional francesa (LFP) decidiu anular o cartão vermelho direto mostrado a Endrick no jogo contra o Nantes, convertendo a sanção numa expulsão por acumulação de amarelos. O avançado brasileiro, cedido pelo Real Madrid ao Lyon, cumprirá, assim, apenas um jogo de suspensão.

A decisão representa um alívio para o jogador e para o Lyon, comandado por Paulo Fonseca, uma vez que se temia um castigo mais pesado, de dois ou três jogos, que poderia travar o bom momento de forma do internacional brasileiro. A expulsão inicial, após intervenção do VAR, gerou grande polémica em França.

O árbitro da partida, Mathieu Vernice, tinha mostrado inicialmente o cartão amarelo a Endrick, mas alterou a sua decisão para vermelho direto depois de ser chamado pelo videoárbitro para rever as imagens no monitor.

No entanto, o Comité de Disciplina da LFP reavaliou o lance: «Após visionamento das imagens e leitura do relatório do árbitro, que propunha a anulação do cartão vermelho, o Comité de Disciplina decidiu anular o cartão vermelho e substituí-lo por um segundo cartão amarelo, que resultou na expulsão. Foi-lhe imposta uma sanção de um jogo».

Com a anulação do vermelho direto, Endrick falha apenas a receção ao Nice e fica apto para defrontar o Estrasburgo no dia 22 de fevereiro e, mais importante, para o jogo crucial contra o Marselha, quarto classificado, a 1 de março. O Lyon segue numa série impressionante de 12 vitórias seguidas.