Boas notícias para Endrick e... Paulo Fonseca
O Comité de Disciplina da Liga de Futebol Profissional francesa (LFP) decidiu anular o cartão vermelho direto mostrado a Endrick no jogo contra o Nantes, convertendo a sanção numa expulsão por acumulação de amarelos. O avançado brasileiro, cedido pelo Real Madrid ao Lyon, cumprirá, assim, apenas um jogo de suspensão.
A decisão representa um alívio para o jogador e para o Lyon, comandado por Paulo Fonseca, uma vez que se temia um castigo mais pesado, de dois ou três jogos, que poderia travar o bom momento de forma do internacional brasileiro. A expulsão inicial, após intervenção do VAR, gerou grande polémica em França.
O árbitro da partida, Mathieu Vernice, tinha mostrado inicialmente o cartão amarelo a Endrick, mas alterou a sua decisão para vermelho direto depois de ser chamado pelo videoárbitro para rever as imagens no monitor.
No entanto, o Comité de Disciplina da LFP reavaliou o lance: «Após visionamento das imagens e leitura do relatório do árbitro, que propunha a anulação do cartão vermelho, o Comité de Disciplina decidiu anular o cartão vermelho e substituí-lo por um segundo cartão amarelo, que resultou na expulsão. Foi-lhe imposta uma sanção de um jogo».
Com a anulação do vermelho direto, Endrick falha apenas a receção ao Nice e fica apto para defrontar o Estrasburgo no dia 22 de fevereiro e, mais importante, para o jogo crucial contra o Marselha, quarto classificado, a 1 de março. O Lyon segue numa série impressionante de 12 vitórias seguidas.