O treinador do Benfica, Norberto Alves, acredita que equipa pode vencer se não cometer turnovers. Foto FIBA
O treinador do Benfica, Norberto Alves, acredita que equipa pode vencer se não cometer turnovers. Foto FIBA

Benfica ruma a França à procura dos primeiros pontos na Champions

Encarnados ainda não venceram na Liga dos Campeões e, terça-feira, 19h00, frente ao Le Mans Sarthe Basket, do português Travante Williams, que também ainda não somou pontuou, têm nova oportunidade

O Benfica joga terça-feira em França à procura dos primeiros pontos na Liga dos Campeões de basquetebol. Pela frente, a equipa orientada por Norberto Alves terá os franceses do Le Mans Sarthe Basket, onde atua o internacional português Travante Williams, e que, tal como o clube da Luz, também ainda não venceu qualquer encontro.

Para Norberto Alves, o treinador do Benfica, o passo que falta para pontuar está nas mãos dos seus jogadores. «O Le Mans, tal como todas as equipas francesas, é uma equipa muito atlética, rápida e que aposta muito no jogo de transição, um pouco como nós», avaliou, em declarações à BTV.

Com a lição bem estudada, para o técnico lisboeta há uma fórmula simples para tentra regressar a casa como vitoriosos: «Para aumentar as probabilidades de ganhar, é fundamental não cometer turnovers. Controlar bem a posse de bola e obrigá-los a jogar 5 contra 5, no meio-campo», explicou.

Esta é a terceira ronda na Champions e se internamente o Benfica continua imparável, nas competições europeias o cenário é diferente. Depois da derrota humilhante (61-98), na estreia do Grupo H, frente aos espanhóis do Gran Canaria, seguiu-se novo desaire com os sérvios do Spartak Subotica por 74-90.

Agora, frente a frente estarão os dois emblemas que mais pontos precisam, sendo que o histórico não beneficia nenhuma o que, de certa forma, até torna o embate mais aliciante.

O Le Mans Sarthe Basket perdeu os últimos cinco jogos na Liga dos Campeões e só por uma vez teve uma série de seis derrotas consecutivas, entre janeiro de 2017 e outubro de 2018. Contudo, venceu cinco dos últimos seis jogos em casa, na fase regular. Já o Benfica perdeu os seus últimos sete jogos fora na Champions, incluindo quatro por margens de 20 ou mais pontos. No entanto, a equipa portuguesa venceu (67-68) na última deslocação a França, a casa do Limoges, em outubro de 2022.

Quanto às estatísticas, a FIBA diz que o Benfica converteu apenas 15,5 lançamentos de dois pontos por jogo, em média, nesta edição da Champions, o registo mais baixo a par do Bursaspor. Por outro lado, nenhuma equipa sofreu menos lançamentos de dois pontos por jogo do que o Le Mans (15,0, a par do Gran Canaria).

Geno Crandall esteve em evidência na semana passada pelo SL Benfica, ao registar 17 pontos, 6 ressaltos e 6 assistências contra o KK Spartak Subotica e foi o primeiro jogador das águias a alcançar a marca de 15/5/5 pelo clube na Champions.