Benfica: Prestianni cobiçado mas com cabeça no dérbi
O River Plate, segundo fontes argentinas, está a remodelar o plantel e sondou o Benfica para conseguir o empréstimo de Gianluca Prestianni, com a possibilidade de incluir uma opção de compra. O jovem extremo argentino, de 19 anos, ainda não se afirmou em definitivo no Benfica, mas destacou-se pela seleção no Mundial de sub-20 deste ano, onde a Argentina perdeu a final com Marrocos. Em novembro, foi chamado à seleção principal para o jogo particular frente a Angola, em que os sul-americanos venceram por 2-0 e Prestianni jogou quatro minutos.
Este destaque internacional, aliado à qualidade técnica e perfil diferenciador — sendo um dos poucos extremos desequilibradores do plantel de José Mourinho — faz a SAD do Benfica resistir à ideia de um empréstimo. Uma eventual venda só será equacionada por valores acima dos 20 milhões de euros, montante considerado elevado para o River Plate. Gianluca Prestianni foi contratado ao Vélez Sarsfield em janeiro de 2023 por 9,5 milhões de euros.
A saída de Prestianni em janeiro não está descartada, mas dependerá das ofertas e das movimentações no próximo mercado de transferências, numa fase em que o Benfica procura reforçar o plantel com dois extremos.
Além do River Plate, clubes dos Países Baixos e de Itália acompanham o jogador com interesse. Caso o Benfica aceite uma cedência, a permanência do extremo no futebol europeu surge como o cenário mais provável e alinhado com os planos dos encarnados.
No entanto, Prestianni e os restantes jogadores estão totalmente focados no dérbi frente ao Sporting, que se disputa na próxima sexta-feira, no Estádio da Luz.
O argentino ganhou novo fôlego depois da vitória sobre o Nacional da Madeira por 2-1, desafio no qual marcou o golo do empate aos 89 minutos, antes de Pavlidis garantir o triunfo. Foi o primeiro golo de Prestianni desde 23 de agosto, na vitória do Benfica frente ao Tondela (3-0), para o campeonato.
José Mourinho elogiou o extremo no final do jogo com o Nacional, como já tinha feito noutras ocasiões, reforçando a confiança que deposita no jogador. «Quem joga como ele tem que perder bolas. Ter alas que não perdem bolas são alas que não assumem o risco», afirmou Mourinho após o triunfo por 5-0 sobre o Arouca, em outubro.
Neste momento, o foco de Prestianni e do Benfica está totalmente virado para o dérbi com o Sporting, mas o futuro do jovem extremo dependerá também muito das ofertas que forem colocadas na mesa da SAD, das entradas no plantel em janeiro para o ataque e das decisões de José Mourinho relativamente à forma como deseja estruturar o plantel para atacar a temporada até final.