Mourinho reage ao primeiro golo do colombiano com a camisola do Benfica

Motor do meio-campo do Benfica volta cheio de força

Richard Ríos cumpriu castigo e regressa às opções para o jogo com o Sporting. Mourinho não prescinde do médio colombiano

O médio Richard Ríos regressa às opções de José Mourinho para o dérbi com o Sporting, depois de ter cumprido um jogo de castigo frente ao Nacional (2-1). O colombiano, peça essencial no meio-campo do Benfica, volta a estar disponível num momento decisivo da temporada.

Ríos tem sido um dos jogadores mais utilizados desde a chegada de Mourinho, tal como já acontecia com Bruno Lage. O médio colombiano contabiliza 23 jogos com a camisola das águias, tendo sido titular em 21 deles, o que evidencia a sua importância na equipa.

Contratado no verão ao Palmeiras por 27 milhões de euros, o jogador ficou protegido por uma cláusula de rescisão de 100 milhões. Apesar de as exibições ainda não corresponderem totalmente à expectativa do investimento feito pela SAD encarnada, Ríos tem sido determinante na aceleração do jogo a meio-campo. A intensidade, o ritmo competitivo e a agressividade com bola são as imagens de marca do colombiano, que, porém, continua a mostrar alguma irregularidade exibicional em algumas fases de jogo.

José Mourinho já elogiou publicamente o médio colombiano por diversas vezes, destacando a influência do jogador na personalidade em campo dos encarnados. «Tem sempre impacto na equipa, mesmo quando não faz as coisas que as pessoas esperam. A entrega, a fisicalidade e a pressão são inegociáveis. Para mim, desde que cheguei, é um jogador importantíssimo», afirmou o treinador a 22 de novembro, depois da vitória por 2-0 frente ao Atlético, na Taça de Portugal. Nesse jogo, Ríos marcou o primeiro golo do desafio e também foi o de estreia pelo Benfica.

Antes da suspensão na Liga, o médio tinha sido titular na Champions frente ao Ajax (2-0).

O golo ao Atlético foi festejado com muito entusiasmo pelo jogador, uma vez que Ríos não marcava desde 10 de abril, quando ainda representava o Palmeiras e deu a vitória ao clube brasileiro frente ao Cerro Porteño (1-0), na fase de grupos da Taça Libertadores.

Abel Ferreira, treinador português do Palmeiras, também destacou o perfil de Ríos: «É explosivo, agressivo, gosta de transportar e chegar à frente com arrancadas que impressionam toda a gente. É humilde e trabalha muito», assinalou o técnico, que orientou o colombiano desde 2023, quando este deixou o Guarani.

MOMENTO ESPECIAL NO BRASIL
Ríos esteve três épocas no Palmeiras, fez 138 jogos, marcou 11 golos. Nos principais dérbis paulistas, frente a São Paulo, Santos e Corinthians, o colombiano foi pouco influente em golos e assistências. Todavia, decidiu um Santos-Palmeiras (2-1) em janeiro deste ano, no campeonato paulista, ao marcar o golo da vitória já ao minuto 90+2 — um remate de primeira de fora da área, muito elogiado no Brasil; e festejado pelo jogador com gestos confundidos pelos adeptos do Santos como provocação, mas, explicaria Ríos, afinal era algo combinado com o sobrinho. Abel Ferreira falou do médio no fim desse jogo. «Puxo muito por ele, é um jogador que tem de ser desafiado. É um jogador diferente, tem de andar sempre, entre aspas, com a corda apertada, sempre esticada», disse o treinador português do Palmeiras.

O regresso de Ríos para o dérbi frente ao Sporting deverá reforçar a matriz agressiva a meio-campo. Foi precisamente contra o Sporting que o jogador se estreou de águia ao peito, na final da Supertaça Cândido de Oliveira, conquistada no arranque de 2025/2026. Nessa partida, Ríos foi um dos melhores em campo e recebeu nota 7 de A BOLA, numa escala de 0 a 10, tendo estado na origem do lance do único golo, marcado por Pavlidis.