Benfica depois do empate com o Santa Clara na Liga - Foto Imago

Benfica obrigado a dar resposta já na Champions

Após empate com o Santa Clara, duelo frente ao Qarabag ganha peso maior

O Benfica recebe esta terça-feira o Qarabag no Estádio da Luz, primeira jornada da fase de liga da UEFA Champions League. Um jogo para o qual a equipa do Benfica já reunia favoritismo, mas que depois do empate de sexta-feira com o Santa Clara (1-1), para o campeonato português, ganha especial importância. As águias precisam de vencer e conseguir uma exibição que permita recuperar a confiança dos adeptos, que na Luz, frente aos açorianos, protestaram, com muitos assobios no final.

Foi apenas o primeiro deslize das águias na Liga e o segundo empate, contra sete vitórias, nos nove jogos já disputados, mas os benfiquistas trouxeram da época passada a frustração de campeonato e Taça de Portugal perdidos para o Sporting.

Este será o primeiro jogo da história do Benfica contra a equipa do Azerbaijão, que ocupa a posição 57 na última atualização do ranking de clubes da UEFA; o Benfica está na 10.ª posição. Realidades distintas e que deixam antever uma atitude mais defensiva da equipa do Qarabag, precisamente o comportamento que teve o Santa Clara para sair do estádio do Benfica com resultado positivo. Caberá à equipa liderada por Bruno Lage dar uma resposta diferente e firme, em casa, para encarar os desafios seguintes.

Frente ao Santa Clara, segundo dados estatísticos do Sofascore, o Benfica teve 78% de posse de bola, mas somente duas grandes oportunidades contra três do adversário, apenas mais 10 remates (19/9), obrigou o guarda-redes contrário a mais uma defesa que Trubin (5/6) e teve menos um canto que o Santa Clara (4/5). Números pobres, agravados pelo facto do Santa Clara ter jogado com menos um jogador desde o minuto 37.

O foco do Benfica, depois de somente dois treinos antes deste confronto europeu (contando com a sessão desta segunda-feira), está em entrar bem na Champions, confirmar os bons resultados e exibições da 3.ª pré-eliminatória, frente aos franceses do Nice (2-0 e 2-0) e, principalmente, nos duelos do play-off com o Fenerbahçe — depois de um empate a zero em Istambul, os encarnados venceram na Luz só por 1-0, mas com ascendente claro em campo e que entusiasmou os benfiquistas.

Na época passada foi também com Lage a treinador que o Benfica se estreou na fase de liga da Champions, uma vitória por 2-1 na Sérvia frente ao Estrela Vermelha, com golos de Akturkoglu e Kokçu, internacionais turcos que já não estão no plantel. Aliás, relembrando esse jogo de 19 de setembro de 2024, apenas quatro — Trubin, Otamendi, António Silva e Pavlidis — podem repetir a titularidade e somente 10 jogadores — ao quarteto já referido somam-se Samuel Soares, Tomás Araújo, Barreiro, Aursnes, Prestianni e Andreas Schjelderup — continuam no plantel.

Vencer e convencer frente ao Qarabag — além de embolsar €2,1 milhões, valor recebido por cada vitória nesta fase — é obrigatório e talvez determinante para encarar melhor o ciclo complicado que se aproxima. No final de setembro há jogo em casa do Chelsea e segue-se um outubro com desafios frente a FC Porto, Newcastle e eleições para os órgãos sociais do clube marcadas para dia 25.