Cristóvão Carvalho, candidato à presidência do Benfica — Foto: Miguel Nunes
Cristóvão Carvalho, candidato à presidência do Benfica — Foto: Miguel Nunes

Benfica: «Luís Filipe Vieira não provocou absolutamente ninguém»

Critóvão Carvalho acusou João Noronha Lopes e João Diogo Manteigas de liderarem «duas fações extremamente organizadas»

Cristóvão Carvalho não escondeu o desagrado face ao chumbo do regulamento eleitoral do Benfica e aos momentos de tensão vividos na dupla Assembleia Geral encarnada, no sábado. O candidato à presidência das águias lamentou, em entrevista à SIC Notícias, a existência de «duas fações extremamente organizadas» lideradas por João Diogo Manteigas e João Noronha Lopes que «controlam as Assembleias Gerais» e criam um «cilma de intimidação para sócios» com visões distintas.

Cristóvão Carvalho considou que os dois candidatos foram «os únicos responsáveis» pelo clima de tensão que se viveu no sábado, considerando que: «Luís Filipe Vieira não provocou absolutamente ninguém». O líder da candidatura Pelo Benfica descreveu uma «troca de insultos entre sócios», após um grupo de adeptos se ter levantado quando o antigo presidente das águias se preparava para falar.

O candidato salientou que «não estava a espera que acontecesse um ambiente consertado para criar intimidação», mas saúdou a pronta suspensão da AG e posterior contacto com as autoridades. Apesar dos conflitos que marcaram a primeira assembleia do dia, para Cristóvão Carvalho, os acontecimentos da parte da tarde foram «mais dramáticos».

O gestor acusou Manteigas e Noronha Lopes de bloquearem as vozes dissonantes durante a discussão do regulamento eleitoral: «Faz algum sentido rejeitar o regulamento que é melhor do que o anterior [2021], só porque que querem que quem está fora de Portugal continental não possa votar eletronicamente? Quanto menos sócios votarem, menos legitimidade terá o presidente eleito.»

Critóvão Carvalho considerou ainda que o clima de tensão pré-eleitoral pode transparecer para o balneário e influenciar o rendimento dos comandados de José Mourinho,