Candidato à presidência do Benfica acelera campanha

Benfica: «Há uma conversa para ter com o presidente do Sporting»

Martim Mayer, candidato a presidente das águias, firme em dia de candidato a diretor-geral e da estrela Van Gaal

Martim Mayer, candidato a presidente do Benfica nas eleições de 25 de outubro, apresentou, esta quinta-feira, o neerlandês Andries Jonker para o cargo de diretor-geral.

Na apresentação esteve o conceituado treinador dos Países Baixos, Louis van Gaal, amigo de longa data de Jonker.

No final da cerimónia, Martim Mayer falou sobre a escolha da lista Benfica no Sangue, e também de outros temas, como o ambiente de crispação que nesta altura existe entre os presidentes dos três grandes portugueses.

Mais a Norte não vou comentar, para já, não entendo que tenha a mesma gravidade

«O Benfica tem sempre de ser respeitado, aquilo que eu irei fazer é garantir que isso aconteça desde o primeiro dia. Dei nota, recentemente, do que aconteceu no Jamor... Há uma conversa para ter com o presidente do Sporting e tenciono tê-la. Mais a Norte não vou comentar, para já, não entendo que tenha a mesma gravidade, mas o que aconteceu no Jamor está para se resolver [pisadela de Mateus Reis na cabeça do jogador do Benfica Belotti não punido, ausência de desculpas do leão e troca de palavras], vou fazer com que se resolva, naturalmente com toda a parcimônia e elevação que um clube nobre, da águia, merece. Temos de conversar sobre temas importantes e há aí alguma coisa a fazer», disse o candidato.

O processo relacionado com dinheiros da transferência do central argentino Germán Conti para a Rússia também foi tema, mas a resposta foi mais curta. «Não vou comentar, mas espero que seja só arguido e que o processo seja arquivado muito rapidamente.»

Sobre a escolha de Andries Jonker, elogios e confiança, além da disponibilidade para trabalhar com José Mourinho e Mário Branco, atualmente presidente e diretor-geral do Benfica, respetivamente.

«É uma peça importantíssima, alguém que me honra muito ter aceite o convite e tenho a certeza de que vai entregar, trazer sustento ao futebol do Benfica que tem faltado. O Andries é uma pessoa que vai entregar uma quantidade de valor e ajudar Mourinho e Mário Branco com a equipa principal a atingir o que todos queremos, que é muito sucesso.»

«Van Gaal e o Andries são amigos há muito tempo, trabalho para o Benfica e este contacto foi muito produtivo. Está aqui na condição de amigo, mas é fruto de um trabalho de muitos meses que se traduz na pessoa do Andries, que é da minha confiança para o que pretendemos implementar no Benfica.»

Nós trazemos uma proposta, eu e a minha equipa, depois os sócios é que votam, eu faço a minha parte.

«Nós respondemos ao como, como vamos fazer. Trabalhamos com competência, decência e paixão e vamos fazer isso em todas as áreas. Nós trazemos uma proposta, eu e a minha equipa, depois os sócios é que votam, eu faço a minha parte. Se for valorizado... e tenho muita confiança nisso.»