Raphinha, extremo do Barcelona
Raphinha, extremo do Barcelona - Foto: IMAGO

Barcelona deve milhões ao Sporting; FC Porto e SC Braga devem aos catalães

'Culés' têm mais de 115M€ para pagar a outros clubes e cerca de 64M€ a receber

O jornal catalão Sport publicou dados extraídos do relatório do FC Barcelona referente ao exercício financeiro encerrado a 30 de junho de 2025.

E uma das conclusões é que as dispendiosas transferências realizadas ao longo do tempo continuam a pesar sobre o Barcelona. O campeão espanhol ainda deve mais de 115 milhões de euros a vários clubes dos quais adquiriu jogadores.

Raphinha, Lewandowski e Kounde geram conta pesada

Os maiores montantes em dívida são para o Leeds por Raphinha, para o Bayern por Robert Lewandowski, e para o Sevilha por Jules Koundé.

O antigo jogador de Sporting e Vitória de Guimarães foi transferido por 58 milhões de euros, dos quais o Barcelona ainda tem de pagar 41,9 milhões.

Pelo avançado polaco, os culés ainda devem 20 milhões de euros aos bávaros. O preço da transferência acordado foi de 45 milhões de euros.

O defesa francês saiu do clube andaluz por 50 milhões de euros, mas a direção blaugrana ainda deve cerca de metade - 24,5 milhões de euros.

Curiosamente, os três negócios aconteceram no mercado de verão de 2022.

Algumas dívidas têm mais de 4 anos

Há ainda outros compromissos significativos anteriores. A dívida de 13,3 milhões de euros para o Manchester City por Ferrán Torres, os 8 milhões de euros para o Betis por Emerson Royal e mais de 6 milhões de euros divididos entre clubes polacos e alemães por variáveis relacionadas com Lewandowski.

O relatório menciona ainda algumas dívidas de menor expressão, ainda assim de um milhão ou mais, a clubes como o Girona, o Valência, o Rennes e... o Sporting - neste último caso devido ao mecanismo de solidariedade por Raphinha. Todos relacionados com transações dos últimos anos.

Apesar dos esforços do clube para reduzir despesas e equilibrar as suas contas, a sua dívida total para com entidades desportivas aumentou ligeiramente em relação ao ano anterior, sublinhando as dificuldades financeiras que o clube continuar a enfrentar.

O maior devedor é o FC Porto

Contudo, o Barcelona também tem dinheiro a receber, naturalmente. Mais concretamente, 64,1 milhões de euros destas transações, um valor superior aos 35,9 milhões de euros registados no exercício financeiro anterior.

Deste montante, 40,3 milhões de euros correspondem a transações com outras entidades desportivas. Entre os devedores mais notáveis encontram-se o FC Porto (6,7 milhões de euros por Nico González), o Al Ahli (4,1 milhões de euros por Kessié), o Shakhtar Donetsk (3,1 milhões de euros por Marlon) e o SC Braga (3 milhões de euros por Pau Victor).

Nota ainda para o Chelsea que tem de pagar aos catalães devido à transferência de Keira Walsh, jogadora do futebol feminino.