Autoridades mexicanas emitem mandado de detenção contra proprietário do Oviedo
Jesús Martínez, presidente do Grupo Pachuca e proprietário do Oviedo, e Gerardo Cabrera, consultor do grupo e conselheiro do clube espanhol, vieram um juiz mexicano a emitir um mandado de detenção contra ambos. Os dois dirigentes não marcaram presença numa sessão relacionada com uma disputa judicial acerca dos direitos televisivos do León e Pachuca, que pertencem à liga mexicana.
O conflito teve origem nos problemas financeiros da empresa Lauman, proprietária da Fox Sports México, que teria acumulado atrasos nos pagamentos ao Grupo Pachuca e a outras equipas, além de organizações desportivas de diversas modalidades. No caso do León e do Pachuca, que pertencem ao mesmo grupo de investidores, os atrasos nos pagamentos chegaram aos 18 meses. Depois de concluir o contrato com a Lauman, Jesús Martínez assinou um novo acordo de transmissão, que levou a uma reclamação, resultando na disputa legal que terminou com a ordem judicial.
A notícia de mandado de detenção de Jesús Martínez teve bastante repercussão no México, uma vez que se trata de uma figura de grande influência no futebol do país. De acordo com a Marca, o Grupo Pachuca passou uma mensagem de tranquilidade absoluta, confiando que a questão fique esclarecida e resolvida nas próximas hora, defendendo que Jesús Martínez e Gerardo Cabrera não terão problemas com a justiça mexicana.
O Oviedo, recorde-se, não atravessa uma boa fase na LaLiga, ocupando lugares de descida, e acabou de ser eliminado da Taça do Rei pelo Ourense CF, do terceiro escalão.