Marc Kennedy, do Canadá, no centro de polémica
Marc Kennedy, do Canadá, no centro de polémica - Foto: IMAGO

Até no curling os árbitros são atacados

Federação Mundial esclarece que não há VAR

A Federação Mundial de Curling (World Curling) veio a público clarificar que as decisões tomadas durante os jogos são definitivas, na sequência da controvérsia gerada no encontro entre o Canadá e a Suécia, que terminou com uma vitória dos americanos por 8-6.

A polémica, que incluiu insultos, levou o organismo a emitir um comunicado no qual se lê que «não utiliza o videoárbitro para as decisões de jogo». A federação sublinha que, «uma vez tomadas durante a partida, [as decisões] são definitivas».

A World Curling informou ainda que, na sequência da situação, foram destacados «dois oficiais que se movem por todo o campo e observam os lançamentos» para reforçar a supervisão.

Na origem da polémica esteve um episódio registado no jogo de sexta-feira: os suecos, com Oskar Eriksson à cabeça, protestaram junto do árbitro, acusando o canadiano Marc Kennedy de fazer batota no momento do lançamento.