Salah marcou o terceiro golo do Liverpool ao Brighton, de penálti, e Van Dijk festejou
Salah marcou o terceiro golo do Liverpool ao Brighton, de penálti, e Van Dijk festejou - Foto: IMAGO

Van Dijk posiciona-se sobre o futuro de Salah no Liverpool

Egípcio está a ser apontado à Arábia Saudita no verão, até ao Al Ittihad, de Conceição, mas o neerlandês não quer perder o seu colega de equipa, fazendo-lhe um pedido

O capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, expressou publicamente o seu desejo de que Mohamed Salah permaneça no clube para além do final da presente temporada, numa altura em que o futuro do avançado egípcio continua incerto devido ao persistente interesse da Arábia Saudita, tendo sido apontado ao Al Ittihad, de Sérgio Conceição.

Apesar de uma desavença com o treinador Arne Slot em dezembro, a situação parece ter acalmado. Desde que voltou da CAN, Salah, de 33 anos, tem sido titular em todos os jogos e exibido um bom nível. Na vitória por 3-0 sobre o Brighton para a Taça de Inglaterra, no passado sábado, o avançado contribuiu com um golo e uma assistência, reforçando a sua importância para a equipa.

Com contrato válido até junho de 2027, a sua permanência é um tema em aberto, mas Van Dijk foi claro quanto à sua posição. «A situação é o que é», começou por dizer o defesa. «O foco total está em tentar que esta época seja um sucesso primeiro, e depois veremos como a temporada termina. Nunca se sabe o que acontece.»

O capitão dos reds sublinhou a sua relação pessoal com o colega de equipa: «Quero sempre que o Mo fique, porque sou um bom amigo dele e passámos juntos pelos altos e pelos não tão altos – não lhes quero chamar baixos – durante tantos anos. Tal como eu, ele tem mais um ano de contrato, por isso veremos», explicou.

Van Dijk destacou ainda o papel de liderança de Salah. «O Mo continua a ser muito importante para nós. Na semana passada, fez mais uma assistência e bateu outro recorde. Ele continua a ser o líder e é importante para mim, pessoalmente, como capitão, tê-lo por perto. A sua presença em campo beneficia a equipa», garantiu.

O defesa neerlandês acrescentou que o contributo do egípcio vai além dos golos. «Há obviamente muito foco nos seus golos neste momento, e isso faz parte da sua vida porque ele eleva os padrões a um nível extremamente alto. Por isso, quando não marca tanto, é criticado. Ele é importante para nós dentro e fora do campo.»

Por sua vez, o treinador Arne Slot mostrou-se satisfeito com o rendimento de Salah, elogiando a sua exibição contra o Brighton, onde fez uma assistência para Dominik Szoboszlai e marcou um penálti. «É muito bom tê-lo a marcar novamente e a fazer uma assistência», disse Slot.

O técnico destacou também o trabalho defensivo do jogador: «O que mais gosto neste momento é que ele também ajuda muito a equipa defensivamente. Isso é algo muito positivo e de que a equipa precisa. Penso que cada vez mais jogadores são capazes de jogar a este nível de intensidade a cada três dias, algo com que lutámos no início da época.»