Mikel Arteta e o adjunto Albert Stuivenberg - Foto: IMAGO - Foto: IMAGO

Arteta recordou duelo contra Nuno Espírito Santo... que não aconteceu

Primeiro jogo disputado pelo Forest esta época sem o técnico luso no comando foi precisamente contra o Arsenal. Técnico espanhol não esqueceu Graham Potter

A receção do Arsenal ao West Ham, no domingo, marca o 300.º jogo de Arteta no comando técnico dos gunners. O treinador espanhol admitiu que «são muitos jogos, antes de refletir sobre o percurso no Norte de Londres.

«No meu primeiro dia não tinha qualquer noção de quanto tempo e com quem é que me iria sentar nesta cadeira. A única coisa que posso dizer é agradecer e aproveitar cada minuto, durante muitos mais anos, se tudo correr bem», recordou Arteta, detentor da maior percentagem de vitórias da história do clube. O técnico espanhol não escondeu a satisfação pelo registo, mas apontou à conquista de troféus nos próximos 300 jogos. Em pouco menos de seis anos, o antigo médio conquistou duas supertaças e uma Taça de Inglaterra.

O técnico espanhol considerou-se um «priviligeado» pela confiança despositada pela direção dos gunners desde dezembro de 2019, mas frisou que tem de continuar a ganhar para continuar no cargo. O West Ham é o próximo adversário do Arsenal e Arteta não poupa elogios a... Graham Potter.

«Pesno que o Graham é um treinador excecional, tem feito muito em vários contextos da sua carreira há muito tempo. Foi triste vê-lo sair, especialmente tendo em conta algumas coisas que aconteceram nas redes sociais», destacou Arteta, referindo-se às críticas satíricas dos adeptos do West Ham desde o início da época.

Para manifestar o descontentamento face ao desempenho dos hammers, os adeptos recorreram a montagens pouco abonatórias para Potter e Arteta não escondeu a insatisfação: «Para termos a melhor liga do mundo temos muito a melhorar. Temos de assegurar que as pessoas que são tão importantes na nossa liga são apoiadas da melhor forma. Espero que posamos aprender com o que aconteceu.»

Arteta partiu depois para a análise da equipa agora comandada por Nuno Espírito Santo que elogiou com recurso a uma partida... em que o treinador luso não esteve presente. «O Nuno é outro treinador de topo que jogámos há umas semanas contra, quando estava numa equipa diferente», recordou o treinador espanhol, referindo-se à receção do Arsenal ao Nottingham Forest, a 13 de setembro.

O técnico espanhol equivocou-se na medida em que os gunners apadrinharam a estreia de Ange Postecoglu à frente dos tricky trees. Arteta prosseguiu a análise ao West Ham, com base no modelo de jogo priorizado por NES: «Conhecemos a forma como o nuno monta muito bem as suas equipas, um treinador muito experiente, Esperamos uma partida muito difícil que nos vai obrigar a ter a mesma performance de há três dias [contra o o Olympiakos]?.»

Mikel Arteta abordou ainda o nascimento de uma nova parceria no ataque dos gunners. O técnico espanhol elogiou as dinâmicas criadas por Odegaard e Gyokeres diante do Olympiakos: «Eles têm química e esperemos que floresça com mais tempo em campo e maior conhecimento mútuo.»

Arsenal e West Ham defrontam-se no sábado a partir das 15h.