O Arsenal é o líder da Premier League, com mais quatro pontos do que o segundo classificado, o Man. City
O Arsenal é o líder da Premier League, com mais quatro pontos do que o segundo classificado, o Man. City

Arteta elogia concorrência de Gyokeres: «Ajuda a equipa»

Espanhol destacou a importância de voltar a ter várias opções à disposição no ataque do Arsenal, elogiando o bom momento de Gabriel Jesus e sublinhando que a profundidade do plantel é decisiva para gerir um calendário exigente

Mikel Arteta mostrou-se satisfeito com o momento do Arsenal e destacou, em conferência de imprensa, a importância de voltar a ter opções disponíveis, começando pelos elogios a Gabriel Jesus, que regressou aos golos, e a Kai Havertz, novamente integrado no grupo.

«Ajuda a equipa, ajuda cada jogador individualmente. É isso que queremos, ter opções com a quantidade de jogos que temos no calendário. Até agora não tivemos essa possibilidade, por isso estou ansioso por ter toda a gente disponível, todos a render, com capacidade para mudar perfis, para mudar durante o jogo e escolher sempre os jogadores na melhor condição», afirmou o treinador espanhol, destacando ainda o bom momento de Leandro Trossard, um dos jogadores com maior influência ofensiva da equipa esta temporada.

«Acho que ele tem sido muito consistente e muito estável, mas diria o mesmo de todos os jogadores da frente. Todos contribuíram de forma muito positiva até agora, quer a começar os jogos, quer a entrar como jogadores de impacto. É isso que precisamos. Eles trazem qualidades diferentes à equipa e estão num grande momento», afirmou.

Com o mercado de transferências aberto, o treinador do Arsenal voltou a assumir uma postura pragmática quanto a possíveis entradas, sem fechar a porta a nenhuma solução. «Estamos abertos a todas as opções. Se pudermos encontrar uma solução de curto, médio ou longo prazo, tanto melhor, porque dá estabilidade e evita estar constantemente a iniciar um processo com um novo jogador. Vamos ver o que acontece nas próximas semanas e tentar tomar a decisão certa», considerou, destacando a importância dos chamados finishers, jogadores que entram na fase final dos jogos para fazer a diferença.

«São muito importantes. Nunca sabes se vais ser titular, suplente ou se tens de entrar porque alguém se lesionou no aquecimento. É assim que tens de estar preparado. É um prazer ver o compromisso dos jogadores, a vontade de ajudar a equipa, seja qual for o papel. É exatamente isso que precisamos.»

O bom momento do Arsenal na Premier League também marcou a conferência. Líder do campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre o Manchester City, Arteta destacou o ambiente positivo no balneário após a vitória convincente frente ao Aston Villa (4-1). «Foi muito bom depois do jogo. Defrontámos um adversário muito difícil e conseguimos ganhar da forma como o fizemos. Agora o foco está totalmente no Bournemouth. Sabemos o quão difícil vai ser o jogo de amanhã e toda a gente está concentrada.»

«Estamos muito felizes com a posição onde estamos. Mas podemos sempre ser melhores, há coisas a melhorar», alertou.

Por fim, confrontado com a curiosa estatística de que o Arsenal nunca venceu a Premier League nas últimas cinco ocasiões em que liderou o campeonato no Dia de Ano Novo, Arteta mostrou-se direto: «Não sabia. Vamos quebrar isso.»