Arrasou o clube por um milhão de dívida e foi afastado da equipa
A estrela do Mónaco, Mike James, foi afastada da equipa pelo treinador Vassilis Spanoulis no mais recente jogo da liga francesa, após ter criticado publicamente o clube devido a problemas financeiros e salários em atraso.
A decisão do técnico grego surgiu na sequência de declarações polémicas do base norte-americano, que se queixou de uma dívida superior a um milhão de euros. Como consequência, James não participou na vitória da sua equipa sobre o Nanterre por 81-76, num encontro que estabeleceu um novo recorde de assistência na liga francesa, com 17.487 espetadores no Paris La Défense Arena.
O ambiente no clube do Principado está tenso devido a dificuldades financeiras, que já levaram os jogadores a ponderar uma greve, algo que ainda não se concretizou. A situação agravou-se com o desabafo de James, que expressou a sua frustração de forma contundente. «Brincar com o meu dinheiro e brincar na minha cara é um jogo sujo», afirmou o jogador. «Estou na Europa há muito tempo, não me mintam a dizer que o dinheiro vai chegar quando não vai.»
Além de James, o treinador também optou por não utilizar o extremo-poste Makoundou, que tem sido associado ao interesse do Barcelona. O descontentamento parece ser generalizado, com outros jogadores, como Nikola Mirotic e Okobo, a explorarem igualmente opções para deixar o clube perante as promessas financeiras não cumpridas.
Apesar da turbulência interna, o Mónaco continua a somar bons resultados em campo. A equipa lidera o campeonato francês, com um registo de 18 vitórias e apenas duas derrotas. Já na Euroliga, apesar de ter perdido algumas posições, mantém-se em lugar de acesso ao play-off, com 16 vitórias e 12 derrotas.