Benfica vence o Valadares Gaia por 1-4 - Fotografia: SL Benfica
Benfica vence o Valadares Gaia por 1-4 - Fotografia: SL Benfica

Apreensão e muito sangue em vitória do Benfica

Encarnadas bateram Valadares Gaia, em jogo marcado por choque violento entre Nycole Raysla e Erin Seppi

O jogo entre Valadares Gaia e Benfica, da manhã deste domingo, ficou marcado por um choque de cabeças muito violento entre Nycole Raysla e Erin Seppi. A partida, em que as águias saíram vitoriosas (4-1), teve quatro penáltis e deu muito trabalho ao VAR.

Nycole Raysla foi um dos destaques da partida, por bons e maus motivos. Foi a avançada benfiquista que inaugurou o marcador, logo ao 7.º minuto do jogo relativo à 4.ª jornada da Liga feminina. Cinco minutos depois, a mesma jogadora foi protagonista do momento mais tenso da manhã, após um choque bastante violento com a guardiã adversária, Erin Seppi.

No momento (arrepiante), foi possível ver muito sangue na cara de Erin Seppi, enquanto Nycole Rysla ficou imobilizada no relvado. O lance obrigou, inclusivamente, à entrada dos bombeiros em campo.

As jogadoras tiveram de ser substituídas e encaminhadas para o hospital. A guardiã norte-americana conseguiu sair pelo próprio pé, mas a avançada brasileira teve de sair de maca, após o jogo ter estado parado durante quase sete minutos.

No final do jogo, o treinador do Benfica lamentou o lance a envolver a sua jogadora, salientado que já não é a 1.ª vez que Nycole Raysla tem este tipo de contratempos. Sem antecipar já um regresso, Ivan Baptista adiantou que a número 9 do Benfica está sob avaliação médica.

«Pelo impacto que teve na cabeça e o tipo de protocolos [de concussões] que exigem que a atleta pare neste tipo de situações, será muito difícil que esteja disponível durante a próxima semana. Ainda assim, o mais importante agora é que recupere bem, que se restabeleça. Uma jogadora que, infelizmente, já não é a primeira vez que sofre este tipo de consequências, mas é uma consequência da agressividade, da garra que tem em disputa de todos os lances. Por isso, estamos agora também um bocadinho à espera de uma notícia sobre ela, mas certamente que recuperará, se não for para a próxima semana, será para quando o Campeonato regressar», afirmou.

Já no decorrer da tarde, o Benfica informou, em comunicado, que Nycole Raysla sofreu um traumatismo cranioencefálico, mas "encontra-se estável e sob observação médica". Ainda assim, "a internacional brasileira ficará fora das opções técnicas para o embate de quinta-feira, com o Arsenal FC, a contar para a Champions League feminina", acrescenta o comunicado.

O Valadares Gaia também atualizou a informação sobre Erin Seppi, detalhando que a guarda-redes norte-americana sofreu um traumatismo crânio-facial, que exigiu intervenção médica de urgência. "Neste momento, encontra-se estável e sob observação", adiantou o clube gaiense, numa publicação nas redes sociais.

De volta ao futebol jogado: pouco tempo depois de o jogo ter sido retomado, Anna Gasper fez o 2.º golo para o Benfica, de penálti, aos 26 minutos. A primeira parte prolongou-se até aos 61' e deu tempo para Erica Meg reduzir a desvantagem, através de outro golo de grande penalidade nesse minuto.

Na segunda parte, mais dois penáltis e mais dois golos do Benfica. Desta vez, foi Carole Costa a convertê-los, aos minutos 51 e 90+4, sentenciando o resultado final em 4-1, no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.

Com este resultado, o Benfica assume a liderança partilhada do campeonato com o Sporting. A equipa orientada por Ivan Baptista ainda não perdeu nos quatro jogos que já fez na Liga BPI e vai na 3.ª vitória consecutiva. O Valadares Gaia, por seu turno, ocupa a 5.ª posição, contado com uma vitória, um empate e duas derrotas.